domingo, 28 de julho de 2013

Reflexão de Domingo - "Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto".



O Evangelho meditado e vivenciado neste Domingo, Dia do Senhor (Lc 11,1-13), nos guia em uma reflexão sobre a importância da oração. Nas leituras que o antecedem começamos a conhecer o poder da oração por Abraão, que num diálogo com o seu Senhor, intercede por Sodoma e Gomorra. Iria o juiz de toda a Terra punir o justo com o ímpio? A carta de Paulo aos Colossenses vem afirmar que todos nós fomos ressuscitados pelo poder da fé em Deus que ressuscitou Jesus dentre os mortos (Cl 2, 12).

E no Evangelho de Lucas, vemos alguém que quer aprender a orar a Deus com o próprio Jesus. Pede que o messias, assim como fez João com os seus discípulos, os ensine a rezar. E Jesus lhes transmite a perfeita fórmula de oração, que por nós é conhecida como O Pai Nosso.

‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’” (Lc 11, 3-4).

Santificar o nome de Deus, torná-lo conhecido entre os homens, não apenas em nosso discurso, mas nas nossas ações que traduzem aquilo que há em nossos corações. Clamar pela vinda do Reino de Deus, um reino de paz e justiça que deve ser iniciado por nós já nessa Terra. Somos seus filhos, anunciadores e trabalhadores do Reino. Que o nosso trabalho frutifique, e que possamos nos alimentar e compartilhar o fruto desse trabalho que é abençoado por Deus. Ao mesmo tempo que clamamos pela misericórdia para o perdão de nossas faltas, assumimos a postura de também o sermos com aqueles que nos ofendem. A medida do perdão de Deus para conosco é a que usamos para perdoar os que erram e nos ferem. E por fim, que ele nos socorra, nos dê forças e caminhe conosco para que não nos percamos, não caíamos diante das grandes tentações com que convivemos todos os dias dessa vida.

O Pai Nosso é um profundo diálogo com o autor da nossa fé, o Deus de amor que nos deu seu filho único para a remissão de nossos pecados. É por meio dela que crescemos interiormente, que nos aproximamos de Deus e sentimos o seu amor. É ela a arma mais poderosa para a transformação de nossas vidas e a mudança de que tanto precisamos. E o próprio Jesus nos diz que é por meio dela que alcançamos a Deus e podemos experienciar milagres em nossas vidas:

"Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá." (Lc 11, 9-10)

Deus dará boas coisas aos que lo pedirem! Mas para experienciar a presença de Deus deve-se aprender a rezar, a pedir, a se colocar em sua presença despido de máscaras e de artifícios que costumeiramente se usa diante das pessoas. Deus conhece os nossos corações, é necessário que nós também nos conheçamos para então nos despojar de nosso individualismo e poder, assim, nos abandonar em seus braços.

Mas devemos fazer isso por amor. Deus não é um mercador que troca preces por riqueza e bens materiais. Triste daquele que recorre a oração para alcançar riquezas, pois se as conseguir, já terá sua recompensa. 

Para os que entendem a vontade de Deus em sua vida e se dispõe a seguir seus passos está reservado um tesouro muito maior: a vida eterna!

O teólogo Leonardo Boff nos brinda com uma belíssima oração elaborada a partir do Pai Nosso:

A ORAÇÃO DA LIBERTAÇÃO INTEGRAL
O PAI NOSSO

Pai,
não sois primeiro nosso
Juiz e Senhor, mas
Nosso Pai,
porque ouvis o clamor de
vossos filhos oprimidos.
Que estais no céu
para onde se dirige
nosso olhar na luta.
Santificado
seja vosso agir libertador
contra os que oprimem
em vosso Nome.
Venha a nós
a vossa justiça a começar pelos embobrecidos.
Seja feita
a vossa libertação
que principia na terra
e termina no céu.
O pão de cada dia
que juntos produzimos,
dai-nos juntos comê-lo.
Perdoai-nos
o nosso egoísmo na
medida em que combatemos
o egoísmo coletivo.
E não nos deixeis cair na
tentação de explorar
e de acumular.
Mas livrai-nos 
da vingança e do ódio
contra o mau
que oprime e reprime.
Amém.

Que Deus permaneça sempre conosco.
Um ótimo domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!