terça-feira, 16 de julho de 2013

DILMA CAIU - Reflexão sobre o cenário político brasileiro

A presidente Dilma Rousseff aparece com 33,4% das intenções de voto para 2014 na pesquisa estimulada, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Em segundo lugar, aparece Marina Silva com 20,7%; Aécio Neves com 15,2% e Eduardo Campos com 7,4%.

Não há como negar: Dilma caiu e o PT caiu. Mas resta saber se vale a pena deixar que outros grupos políticos voltem a comandar o país

Lula foi eleito como o ungido pelo povo para reparar as históricas injustiças que a elite desse país infligiu ao povo durante séculos de história nacional. A principio sua vitória representou a vitória de toda uma nação. O grito até então sufocado dos operários, professores, trabalhadores rurais sem terra, homens e mulheres do campo, povos indígenas e quilombolas. Todos acreditaram que o Partido dos Trabalhadores, livre dos ranças da velha política, capitaneado pelo operário - presidente e migrante nordestino iniciaria uma nova etapa no país.

Em parte, estavam certos. Mas no caráter mais essencial todos erramos. O Brasil cresceu, milhões saíram da linha da pobreza extrema, tiveram acesso a bens e serviços que antes só eram desfrutados pela classe economicamente dominante. O filho do pobre pôde cursar faculdade. A mãe de família saiu do aluguel para a casa própria. 

A mídia reacionária e fascista, comprometida com o interesse da minoria nunca engoliu ter que compartilhar espaço no aeroporto ou no shopping. E o golpe foi montado. Lula escapou um pouco chamuscado, mas não era mais o mesmo. Fora picado pela mosca azul.

Para governar fez como Raul Seixas: transou com deus e com lobisomem! Seus "companheiros" foram condenados, o PT não dispunha mais da reputação de partido honesto, havia caído no lamaçal onde estavam todos os outros. E Lula criou a candidatura de Dilma, "a mãe do PAC", ou "o poste" como dizia José Serra para negar-lhe qualquer direito à personalidade própria.

Dilma foi eleita e os nordestinos vítimas de xenofobia por parte de uma juventude preconceituosa e mal informada que usaram das redes sociais para destilar seu ódio sem sentido. O Brasil passou a sentir os efeitos da crise mundial e enfrentou a pior seca dos últimos 50 anos. Dilma desonerou impostos de alimentos, manteve o IPI reduzido e prometeu mudanças. Os gastos com a copa e os indícios de fraude e desvio de verbas por parte de políticos e empreiteiras unidos ao aumento das passagens de ônibus e a redução da qualidade desse transporte culminou com uma onda de manifestações públicas sem precedentes no país.

A mídia que antes era contra virou a favor e jogou desavergonhadamente com a opinião pública. E a popularidade da presidente começou a despencar. A imagem do PT perdeu o brilho e sua estrela foi ofuscada pelos escândalos de corrupção. De certo que DEM, PSDB e todos os outros produziram escândalos semelhantes, mas esses não interessavam a Globo, Veja, Estado de São Paulo e outros veículos similares. O PT tinha de cair a todo custo. 

O governo que melhorou a vida de milhões de brasileiros tinha de pagar o preço por iniciar grandes mudanças sociais. Dilma venceria no primeiro turno das eleições e isso não poderia ocorrer! E a mídia trabalhou arduamente e com a mesma eficiência com que ignora a privataria tucana, as contas no exterior dos Serra, a violência contra professores de Aécio Neves e os processos contra o mineiro, atacou e atingiu Dilma com tudo que pôde! E agora a presidente venceria apenas num segundo turno e numa margem cada vez menor. O que antes parecia impossível - a derrota de Dilma e do PT - agora é uma questão de tempo e quantos protestos a mídia puder manobrar para atingir o governo.

O povo está cansado da corrupção, mas mira o alvo errado. A proposta de Reforma Política foi sepultada no congresso! O legislativo é podre e, com raras e pontuais exceções, abriga a pior parcela de nossa sociedade! E eles são eleitos e re-eleitos pelo mesmo povo que sai as ruas e diz estar cansado de corrupção.



Qual o modelo de governo que hoje se apresenta como alternativa viável caso este ciclo iniciado por Lula se encerre em 2014? Aécio Neves e o neoliberalismo sem fronteiras do PSDB com suas privatizações e o sucateamento do Estado? Marina Silva e o seu fundamentalismo religioso? É hora de começar a refletir sobre o que nos é apresentado.

Mas se o PT quer prosseguir no poder que recebe do povo deve retornar ao primeiro amor, isto é, fazer as pazes com as camadas populares, romper os grilhões impostos por ruralistas e banqueiros, sair do cativeiro do PMDB e regulamentar uma lei de imprensa séria nesse país.

Caso Dilma não seja viável só uma coisa poderá impedir o ciclo de um governo de caráter popular: o retorno de Lula, que como Getúlio, tem tudo para voltar nos braços do povo.

Só espero que ele também não pretenda sair da vida e entrar para a história!

Emerson Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!