domingo, 7 de julho de 2013

Reflexão de Domingo: "O Reino de Deus está próximo de vós".



A Igreja hoje medita sobre o Evangelho de Lucas ( 10,1-12.17-20 ), onde Jesus envia os 72 discípulos para anunciar a proximidade do Reino de Deus. Eles foram escolhido em duplas e enviados aonde o Senhor devia ir. Enviados como arautos, mensageiros da Boa Nova, "cordeiros em meio a lobos" como disse o Senhor.

Os cristãos ao serem batizados também são enviados para anunciar a Boa Nova, para dizer a todos que "o Reino de Deus está próximo de nós", sim, porque o Reino de Deus deve começar já aqui, nesta vida. Nós somos chamados a trabalhar coletivamente para a construção de uma sociedade justa, e fraterna, uma terra sem males onde todos são iguais em seus direitos.

Mas a mensagem de Jesus não pode ser imposta. Ele deve ser aceita com liberdade por quem a recebe. E que a Paz reine naquela casa. E aqueles que não a recebem? O anúncio não se detém e mesmo eles devem saber que o "Reino de Deus se aproxima".

Jesus inaugura a presença desse Reino em nós. Nos disse que a messe é grande e que os operários são poucos e também nos advertiu que aquele que põe a mão no arado e olha para trás não é digno dEle. 

Os cristãos não divulgam um ideal ou propagam uma filosofia moral. Os cristãos anunciam uma pessoa: a Pessoa de Jesus, e esse anúncio só é possível depois de uma experiência pessoal, de um encontro com o Jesus Cristo vivo, o Jesus Libertador que nunca nos abandonou. É desse encontro que nascem homens e mulheres renovados, pessoas que sabem amar e perdoar, que sentem em seus corações o chamado a viver de forma diferente e semearem o amor que receberam gratuitamente em seus trabalhos, com seus amigos e familiares e com toda a grande família humana.

E não devem se gloriar dessa experiência. "O primeiro deve ser o último, aquele que serve". Jesus mesmo nos ensina: 

       Contudo, não vos alegreis
porque os espíritos vos obedecem.Antes, ficai alegres porque vossos nomesestão escritos no céu (Lc 10,20)

Um ótimo domingo e que Deus esteja conosco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!