domingo, 21 de julho de 2013

REFLEXÃO DE DOMINGO - A MELHOR PARTE



O evangelho vivenciado hoje é o de Lucas (Lc 10,38-42)

Ele nos mostra a visita de Jesus à casa de Marta. O Senhor que visita o seu povo e é desejoso de participar da vida das pessoas. Vimos essa postura humilde e amiga de Jesus em várias passagens dos evangelhos. Geralmente as visitas de Jesus são acompanhadas por milagres, curas interiores e grandes ensinamentos. É assim na casa de Levi, com Zaqueu, na casa de Pedro onde sua sogra foi curada e em vários outros episódios.

Nessa casa observamos Maria, que sentada aos pés do Senhor, estava atenta a sua palavra. Olhos fixos no Mestre, ouvidos bem abertos e um coração acolhedor ao Reino de Deus.

Também nos é apresentado seu oposto, sua irmã, Marta. O evangelista nos diz que ela estava ocupada com muitos afazeres, e embora não os detalhe, podemos imaginar que essa mulher desejava receber Jesus de forma impecável. Deveria, além de ter organizado a casa, estar preparando uma receita especial. Esses muitos afazeres de Marta podem também ser os nossos: a rotina de trabalho, a tentativa de conseguir cumprir com tantos compromissos que assumimos, nossa grande agenda social, nossa busca cada vez maior por conforto que não nos trás conforto nenhum. Marta, assim como muitos de nós, estava mais preocupada com o exterior que com o interior.

Marta é aquela que se angustia, e que transfere para os outros a culpa do seu cansaço e das suas atribulações: 

“Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” Lc 10,40.

Na pedagogia amorosa do Reino, o filho de Deus ensina a todos nós por meio de Marta:

 “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. (Lc 10, 41 e 42)

Maria escolheu a melhor parte. Ela fez a escolha fundamental, ela se decidiu pelo Reino de Deus, em manter os olhos fixos no mestre e seguir o caminho apontado por ele. Jesus nos diz que as preocupações são sementes para o desgaste, a tristeza e o desamor. Perdemos o foco do que realmente importa em meio a tantas tribulações da chamada "vida moderna"

Nos preocupamos com muitas coisas quando apenas uma é necessária. Essa é a melhor parte. A escolha pelo amor de Deus e em decorrência desse amor o sentimento fraterno por toda a humanidade.

Que nesse domingo possamos ser guiados por Jesus na escolha da melhor parte!

Um ótimo inicio de semana e que Deus esteja sempre conosco!

Emerson Luiz




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!