sábado, 27 de julho de 2013

Pernambuco pode ter duas Bienais do Livro em 2013

Do JC Online

Após a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em favor da produtora Cia de Eventos como organizadora da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco deste ano, a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) avisou que vai recorrer e pretende levar o caso até a última instância possível. A entidade de livreiros ainda alertou que vai realizar uma Bienal do Livro de Pernambuco – sem atrações internacionais – já com espaço garantido, entre 10 e 17 de setembro deste ano, no Chevrolet Hall. Como as datas não coincidem (a Bienal da Cia de Evento está marcada para outubro), há uma chance de Pernambuco sediar duas Bienais do Livro em 2013.
Em nota, a Andelivros disse que os resultados celebrados pela Cia de Eventos “não são decisões finais, portanto passíveis de revisão pelos Tribunais Superiores, além do que os processos que originaram os agravos da Cia de Eventos e da Andelivros ainda não tiveram suas sentenças prolatadas, motivo pelo qual o mérito das duas demandas ainda não transitou em julgado”.
As primeiras atrações da Bienal da Andelivros devem começar a ser anunciadas a partir da próxima semana. Segundo o presidente da instituição, José Alventino Lima Filho, as vendas de espaços para livreiros e editoras já começaram. “Para nós é fácil fazer uma feira, porque só com nossos associados já se compõe uma boa parte dela: são 30 empresas, que representam mais de 100 editoras. Temos já mais de 60% do espaço garantido”, comenta.
Para ele, a Bienal do Livro da Andelivros, que não tem o “internacional” no nome, é a que foi incluída no calendário oficial do governo do Estado em 2011 – a lei 14.536 fala no termo “Bienal do Livro”. “Vamos trazer autores locais, regionais e nacionais, focar no que é nosso. Já temos um grande evento internacional em Pernambuco, a Fliporto”, diz Alventino
Ele lembrou ainda que a Andelivros não possui fins lucrativos e que o evento será gratuito. Em relação aos vales de compra de livros, distribuídos para professores da rede pública, Alventino diz que já fechou parcerias com vários municípios. Com o governo do Estado o apoio para os docentes ainda está sendo discutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!