sábado, 30 de agosto de 2014

"NOVA POLÍTICA" EM PERNAMBUCO? Alunos da rede estadual largam mais cedo para ir a ato de Paulo Câmara

Alunos da rede estadual largam mais cedo para ir a ato de Paulo Câmara

Professor da rede estadual faz denúncia ao TRE e JC ouve relatos de estudantes liberados para ir ao encontro com comunidade escolar promovido pelo candidato socialista (DO JC ONLINE)


No “encontro com a comunidade escolar” da rede estadual de ensino promovido pelo candidato ao governo do Estado Paulo Câmara (PSB), na noite da última quarta-feira (27), no Clube Internacional do Recife, alguns alunos relataram ter sido liberados mais cedo para chegar ao evento. Professores, estudantes e diretores de escola vieram não só de unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), mas também de vários municípios do Agreste ao Sertão. O caso, inclusive, foi denunciado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por um professor da rede pública e encaminhado, ontem, ao Ministério Público Eleitoral. A reunião política foi organizada por uma comissão de seis pessoas, dentre as quais faziam parte gerentes regionais da Secretaria Estadual de Educação. 
Na denúncia contra a Frente Popular formalizada pelo professor, as gerências regionais de educação teriam liberado o ponto das aulas noturnas e convocado os alunos e professores para participarem da reunião promovida por Paulo Câmara. O PSB também teria articulado a locomoção até o evento, disponibilizando ônibus para buscar alunos e professores nas próprias escolas.
A denúncia do professor é semelhante a relatos de estudantes ouvidos pelo JC no dia do ato. A aluna do 3º ano da Escola Professor Alfredo Freire, em Água Fria, Raquel Emanuela Gomes, 18 anos, contou que a diretora liberou a turma mais cedo para ir para casa e chegar a tempo ao evento, iniciado às 19h30. “Temos aula de manhã e à tarde. Saímos um pouco mais cedo para vir. A diretora convidou todo mundo. Eu vim porque gosto de conversar sobre política”, disse. Ela relata que veio num ônibus com mais outros 45 estudantes da sua turma. 
Com um boneco gigante de Paulo Câmara, a banda de frevo da escola de tempo integral Santa Ana, em Olinda, animava o evento. Uma aluna de 16 anos, do 1º ano da escola Rita Lessa, no Jordão Baixo, no Recife, veio com mais 30 jovens. “Foi o diretor que chamou para o encontro. Mas hoje de tarde é dia de oficina, então teve aula normal”, falou. 
Vindos de Araripina, distante 693 km do Recife, um grupo com cerca de 26 pessoas, entre professores e alunos, passou o dia na estrada – saíram de lá às 10h e chegaram no meio do evento, às 21h. Uma estudante do 9º ano disse que foi convidada pela Secretaria de Educação para integrar a comitiva de Araripina. “Fomos liberados só hoje (quarta, dia do ato), por conta da viagem. Foi a Secretaria de Educação que organizou. Não pagamos nada para vir”, acrescentou outra estudante, Gilvanilda dos Santos. Após o término do evento, por volta das 22h, eles não sabiam quando voltariam para o município no Sertão. 
DEFESA - O gerente regional de Educação do Estado, Sinésio Monteiro, integrante da comissão que organizou o encontro, disse que a mobilização foi feita principalmente pelas redes sociais. “Lançamos a campanha ‘eu + cinco’ na comunidade escolar. O partido não pagou nada. Cada um que se virou para pagar os ônibus”, disse. 
Questionado sobre os casos de aluno que teve seu dia escolar alterado, Sinésio se limitou a afirmar: “Nenhum aluno foi liberado mais cedo”. Ele também não tinha conhecimento da comitiva vinda de Araripina, que caiu na estrada às 10h para participar do encontro. 
Presente no encontro, o secretário estadual de Educação, Ricardo Dantas, discursou em nome da comissão organizadora da reunião. Procurado pelo JC, ele não quis falar. “Só fui o porta-voz”, alegou. Segundo assessoria do PSB, estiveram no Clube Internacional 5 mil pessoas, entre docentes, gestores, estudantes, familiares de alunos, servidores e funcionários da rede de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!