segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A POSTURA DE MARINA. Reflexões sobre o novo cenário eleitoral.


"Marina, morena
Marina, você se pintou" - Dorival Cayme


O velório de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco falecido num trágico acidente aéreo, foi usado pelo PSB como primeiro ato de campanha de Marina Silva.

Jornais como Folha de São Paulo, Estadão, Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco registraram desde banners e outdoors com frases de campos e o logo do partido até a entrega de lenços pretos com a pomba do PSB em contraste. Ouve também militantes pagos para usar camisas com a frase: "Nunca vamos desistir do Brasil". A mesma frase que foi posta numa imensa faixa no caminhão do corpo de bombeiros que fazia o traslado do corpo e estampava as camisas dos três filhos de Eduardo Campos.



Marina Silva chegou a posar para fotos com eleitores ao lado do caixão de Eduardo e ser flagrada em expressões que sugerem um sorriso contido.

De vice que não transferia votos, ela passou a 2ª colocada no primeiro turno e páreo duro no segundo, tanto que o Datafolha nem fez perguntas sobre um confronto entre ela e Aécio Neves (PSDB).

De defensora da nova política programática, Marina se pintou com todas as cores do oportunismo, da falta de decoro e do costume. Elevada pela comoção popular, ela conseguiu arrastar milhões de votos que estariam entre os brancos e indecisos, já que Dilma e Aécio mantiveram o mesmo percentual que atingiram em pesquisas anteriores, ou seja, não perderam votos para a neo-socialista.

Como fica o cenário eleitoral agora? Incerto como poucas vezes na história desse país.

Marina pode conseguir traduzir o desejo de mudança das ruas, mesmo não sendo capaz de concretizá-las. O PSDB tremeu nas bases ao ver que para a grande mídia qualquer candidato serve, desde que não seja do PT. 

O PT também teme Marina. Os dois partidos pisarão em ovos nos próximos debates, afinal, atacar violentamente a "herdeira" pode chocar ainda mais os eleitores.

Na despedida de Eduardo Campos, o primeiro grande comício de Marina Silva foi realizado em Recife.

Um comentário:

  1. Postura de mulher guerreira, que veio do povo, do povo empobrecido. Essa é a postura de Marina. Vai ser a segunda mulher na presidência do Brasil. Data Folha diz na primeira pesquisa após a morte de Eduardo que MARINA VENCE DILMA NO SEGUNDO TURNO E SERÁ A PRESIDENTA DO BRASIL. Em uma simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma, com 47% das intenções de voto contra 43% da petista.
    Zé Carlos

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!