terça-feira, 21 de maio de 2013

SEMPRE VALE A PENA ACOMPANHAR O BLOG DO MAGNO MARTINS

Coluna da terça-feira
Por trás dos panos
Acompanhada dos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Aldo Rebelo (Esportes) e Edison Lobão (Minas Energias), além do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), a presidente Dilma Rousseff (PT) cumpriu agenda nesta segunda-feira (20), em Pernambuco, onde inaugurou o navio Zumbi dos Palmares e a Arena Pernambuco.
Durante a breve passagem da presidente por solo pernambucano, dois fatos chamaram a atenção. O primeiro foi o isolamento da Imprensa por parte da equipe que organizou os eventos. Os repórteres não só foram impedidos de dirigirem perguntas às autoridades, como não puderam sequer chegar perto da comitiva presidencial.
O motivo é simples: não é interessante para o governador Eduardo Campos (PSB), tampouco para a presidente Dilma, responder perguntas sobre a corrida presidencial enquanto a petista estiver sentada ao lado do até então aliado socialista. É preferível sustentar a imagem de bons amigos e dar segmento às críticas “por debaixo dos panos”.
O segundo ponto foi a homenagem dos canavieiros à presidente. Durante quinze dias, representantes do setor ventilaram na mídia a intenção de protestar contra o veto de Dilma ao subsídio que contemplaria a classe. Após certa pressão, a presidente voltou atrás na sua decisão e garantiu a liberação de recursos. Os produtores de cana do Nordeste receberam a notícia com entusiasmo, mas não desistiram de protestar alegando a necessidade de chamar atenção do Governo Federal para a seca que ainda assola a região.
Alarme falso. Bastou a presidente pisar em Pernambuco para a Associação dos Fornecedores de Cana do Estado anunciar a desistência do protesto e, como se não fosse o bastante, avisou que a entidade renderia homenagens à presidente. Dilma falou sobre a importância do setor para a economia da região, foi ovacionada, e o protesto, assim como a inconformidade para com a ausência de medidas federais de enfrentamento á seca, desapareceu.

Puxa-saco – O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSB), aproveitou a cerimônia de inauguração do navio Zumbi dos Palmares, no seu município, para, novamente, bajular o governador Eduardo Campos (PSB), a quem chamou de “o melhor governador de todos os tempos”. Seu discurso não agradou aos presentes, que trataram de vaiar o tucano que, em poucos minutos, foi rechaçado nas redes sociais devido ao excesso de “puxa-saquismo”.
Discurso antiquado – A ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos) usou seu perfil no Twitter para atribuir à oposição a culpa pelos boatos sobre o fim do Bolsa Família. Líderes do DEM e do PSDB não receberam a notícia com bons olhos e já se fala em acionar a justiça para que a ministra explique os fundamentos da sua tese.
PTB se afasta de Eduardo - O senador Gim Argello afirmou que a tendência natural do PTB, em 2014, é apoiar o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Campos Machado, secretário-geral da sigla, admitiu que as conversas com o governador Eduardo Campos (PSB) não foram tão proveitosas. Será que há chance de uma retaliação em âmbito estadual e, com isso, Eduardo não apoiar uma eventual candidatura de Armando Monteiro ao Governo de Pernambuco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!