domingo, 6 de julho de 2014

Armando Monteiro e Paulo Câmara escolhem locais repletos de simbolismo para início de suas respectivas campanhas


Em busca de um significado maior para o inicio de suas campanhas, os candidatos ao governo do estado de Pernambuco Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) escolheram locais especiais para dar o passo inicial na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.


Símbolo do início da parceria entre os governos Lula e Dilma e Pernambuco, o bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, recebeu, neste domingo (6), o primeiro ato de campanha dos candidatos a governador Armando Monteiro (PTB), a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT), e ao Senado, João Paulo (PT). Juntos, eles percorreram por mais de duas horas de caminhada as suas  principais ruas.

Já a abertura oficial da campanha da Frente Popular com o candidato a governador da coligação, Paulo Câmara (PSB), foi realizada em Santa Filomena, no Sertão do Araraipe. Ao longo dos últimos sete anos e meio, o município deixou a condição de isolamento após importantes investimentos realizados pelo Governo Eduardo. Outro símbolo forte foi a determinação de Paulo em governar Pernambuco "do cais ao Sertão", prometendo garantir avanços no processo de interiorização do desenvolvimento.

DOS SÍMBOLOS AOS DESAFIOS REAIS


O fato é que o desenvolvimento econômico de Pernambuco é mais virtual que real. Os incentivos fiscais dados a empresas para se instalarem nesse estado tem setorizado o desenvolvimento. Muitos municípios do interior do Agreste e boa parte do Sertão pernambucanos dependem de programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família.

A política educacional do governo funciona bem em propagandas, gráficos e tabelas. O analfabetismo cresceu no estado, escola estaduais estão sendo fechadas ou entregues a prefeitos ineficientes e perdulários que nada entendem de educação. Hospitais regionais funcionam em situação precária e várias rodovias estaduais estão intransitáveis.

Eduardo Campos não inventou a roda e nem transformou Pernambuco em um paraíso. A greve da Polícia Militar mostrou a fragilidade da sua principal vitrine, o Pacto Pela Vida.


Armando e Paulo Câmara devem reconhecer os pontos positivos do governo de Eduardo, mas não se limitar a defender a sua continuidade, há de se ter coragem para propor a revisão do modo de Campos gerir esse estado e mostrar como, de fato, pretendem assegurar o desenvolvimento de Pernambuco não apenas na Região Metropolitana e seu entorno, mas do estado como um todo.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!