segunda-feira, 21 de abril de 2014

Mandamentos

E Deus mandou que Moisés escrevesse os seus mandamentos. 
A Lei Divina, ou o Decálogo, como é chamada.
E Moisés tomou nota de tudo o que Deus dizia, mandamento por mandamento, até que ouviu:
_ "Não prestarás falso testemunho".
Moisés, meio gago e já um conhecedor do pensamento popular, achou que muita gente não ia entender a profundidade daquilo.
_ Senhor, disse meio sem jeito, o que acha de mudar um pouco a redação desse mandamento?
Deus nunca reagiu bem quando contrariado. O inferno está aí para provar isso. Entre raios e trovões, quis saber o motivo pelo qual Moisés o interrompera.
_ Veja bem, Senhor. O povo é meio inconsequente as vezes. Podemos deixar isso mais claro para as mentes mais lentas. Afinal, ninguém sabe como estará o mundo daqui há dois mil anos.
Raios e trovões.
_ Certo, o Senhor sabe, disse Moisés. Mas veja, prestar falso testemunho é o mesmo que mentir, espalhar boatos, difamar, tentar acabar com reputações com acontecimentos inverídicos, esse tipo de coisa?
_ Sim, respondeu Deus.
_ O povo não vai se ligar nessa de "falso testemunho". Assim, se for para falar cara a cara eles não vão ter coragem não, mas se um dia inventarem uma maneira de dizer qualquer coisa sobre qualquer um a uma distância segura, sem se expor diretamente, o Senhor vai ver, a coisa vai feder....
Raios percorreram todo o céu e um quase acerta o bom e velho Moisés.
_ Entendi, vou continuar escrevendo.
A voz de Deus ecoou na imensidão:
_"Não cobiçar a mulher do próximo".
Moisés ainda abriu a boca, mas quando olhou para o alto perdeu a coragem de falar. O tempo ainda mostraria que sua sugestão não era de todo má.
Só quando Deus viu o comportamento dos seus filhos diante das redes sociais percebeu que Moisés, como todo profeta, foi um visionário.
Caso ditasse os dez mandamentos hoje, com certeza incluiria, no mínimo, um caput em alguns deles.
_ "Não irás compartilhar mentiras e boatos só para prejudicar pessoas de quem não gostas por tuas próprias tolices" seria um deles, seguido por "não curtirás a desgraça alheia" e "não ostentarás o que não possuis".
Podia ser pior, pensou Deus. Se a Bíblia fosse escrita hoje algum débil mental poderia querer adaptá-la em 144 caracteres ou traduzi-la em imagens para o instagram.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!