quarta-feira, 9 de abril de 2014

Barragem da Ingazeira vai parar na TV. Quanto tempo ainda vai passar até aprendermos a lição?


Jornalismo informativo. É isso que programas de tv, rádios e blogs procuram fazer. E a partir da informação, levar as pessoas à reflexão, porque essa sim, pode se transformar em ação e mudar o quadro de algumas duras e tristes realidades.

Uma equipe de repórteres da rede Asa Branca visitou a cidade na última segunda-feira e produziu a matéria que foi ao ar ontem no ABTV. O vídeo com imagens da barragem da Ingazeira e depoimentos de moradores da cidade de Venturosa mostra o que cada um de nós sente nesse período de seca. A industria da seca tem se fartado com a necessidade do povo.

Há anos esse blog tem denunciado isso e pagado o preço da incompreensão de alguns. Centenas de famílias têm de escolher o que irão renunciar para poder arcar com a grande despesa da água, que a cada dia tem uma qualidade pior. Sofrem com doenças de pele e infecções causadas pela quantidade de bactérias e coliforme fecais presentes em águas de procedência duvidosa e que é vendida a preço alto! 

O governo estadual é ausente. A barragem já estava assoreada quando a seca teve início, em sua fundação o ponto mais profundo tinha 20 metros, em 2011 só contava com 9 metros. Quantos metros cúbicos de água foram perdidos, quantos serão quando ele voltar a ficar virtualmente cheia?

Outro problema não abordado pela reportagem: a situação dos rios dos Bois e Ipanema, que nutrem essa barragem. Estão com trechos completamente assoreados, suas margens desmatadas e ainda recebendo esgotos. O povo de Venturosa precisa conhecer essa realidade e cobrar urgentemente que o problema comece a ser tratado pelos governos municipal e estadual, cada um em sua esfera de competência.

A Compesa disse que a cidade conta com mais de dez caixas d'água. Onde? São aquelas azuis que recebem água de carros pipa? São suficientes e abastecidas periodicamente? Diz ainda que o procura cavar poços e fazer novas barragens. Quantos? Onde estão? A quem servem? E essa nova barragem? O projeto existe, mas tropeça numa burocracia infindável.

Alguns criticaram o trabalho da imprensa e as pessoas que concederam entrevistas, queriam elas darem a sua versão dos fatos, "defender" quem não foi acusado de nada e fazer apologia de políticos, tapando o sol com a peneira, porque para esses, tudo envolve partidarismo, mesmo quando o assunto é de interesse coletivo.

Caso o povo de Venturosa persista no caminho de ignorar os problemas com seus rios, reservatórios de água e a própria barragem da Ingazeira na espera das obras da transposição e da Adutora do Agreste pagará um alto preço num futuro não muito distante. Continuará a desperdiçar água, poluir rios e nascentes, se omitir na cobrança dos seus direitos na medida que confunde cidadania com politicagem e só perceberá o valor da água quando todas as sua fontes secarem.

Aqui o link para o vídeo:
http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/em-venturosa-moradores-estao-sem-agua-ha-tres-anos/3268083/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!