sábado, 19 de abril de 2014

Adesão de prefeitos não quer dizer transferência de votos para Eduardo Campos e Paulo Câmara.

As últimas pesquisas de intenção de voto têm alguns elementos em comum:

Todas expressam que o eleitor quer mudanças no Brasil e que esperavam mais do governo de Dilma.

As mesmas pesquisas também atestam que a oposição à Dilma não representa a mudança que o povo brasileiro deseja. Eduardo Campos e Aécio Neves não decolam. Mesmo com a perca de três pontos registrado na última pesquisa IBOPE (eram seis no Datafolha) Campos e Aécio empacaram e não sobem.

O discurso de direita de Aécio e a nova política de Campos não encontram eco na voz das ruas. Parece que o povo sabe que o governo Dilma não aquele dos seus sonhos, mas é aquele que tem lhe permitido lutar por eles. As "medidas impopulares" de Campos/Aécio agradam banqueiros e empresários. O povo não quer ter de contribuir com a previdência até o leito de morte, abrir mão de programas sociais e direitos adquiridos. 

Fora o amor incondicional de grande parte da população ao ex-presidente Lula. Ele será o grande eleitor de 2014, assim como fora o de 2010.

As pesquisas em Pernambuco também refletem uma realidade dura para a maioria dos políticos locais: adesão de prefeitos não transfere votos para Eduardo e Paulo Câmara.

A imensa maioria dos prefeitos pernambucanos fazem parte da base de Eduardo Campos. Chegam até a colocar o nome do governador em faixas de agradecimento por tratores do PAC 2 que não contam com um só centavo do governo do estado (Onde está o Tribunal Regional Eleitoral numa hora dessas?) e rasgam seda ao se referirem ao neto de Miguel Arraes. Mesmo assim, Armando Monteiro lidera as pesquisas de forma isolada. Para o senado, o candidato do PT, João Paulo, mantém-se estável na liderança das intenções de voto.

Para concretizar seus sonhos, Eduardo Campos deveria sair de Pernambuco com uma quantidade esmagadora de votos, mas já empata com Dilma. Lula já disse que virá a Pernambuco pedir votos para Dilma e Armando. E daí? Daí que pode implodir a campanha de Eduardo/Câmara/ Fernando Bezerra Coelho! 

Em muitos municípios os eleitores são irredutíveis no seguimento dos seus partidos e prefeitos, mas isso apenas nas eleições municipais. No campo nacional o eleitor sabe quem fez o quê e por quem. Sabe quem é do povo e quem não, e conhece quem faz política e quem vende uma nova política mofada.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!