sexta-feira, 4 de abril de 2014

Índices de violência em Pernambuco voltam a crescer na saída de Eduardo Campos

Pernambuco 247 - Os índices de violência registrados em Pernambuco durante março de 2014 foram os piores do programa Pacto Pela Vida, realizado pelo Governo de Pernambuco e que será uma das vitrines da campanha do governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE). Apesar dos dados não terem sido oficialmente fechados, o comitê responsável pelo Pacto trabalha com 310 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), marca que não era atingida desde dezembro 2012, onde foram registrados 315 CVLIs no Estado.
A pesquisa cobre o último mês do governo de Campos, que sai do cargo na próxima sexta-feira (4) para cuidar da campanha presidencial. Além da alta no número de CVLIs, o mês de março apresentou também um crescimento de 8,7% em relação aos crimes registrados no mesmo período de 2013, quando foram 285 assassinatos registrados.
A ocorrência de crimes bárbaros também têm aumentado no Estado. Só na última segunda (31), uma mulher grávida de sete meses levou um tiro na Mata Sul do Estado e não resistiu. Já na madrugada da segunda, um homem foi preso acusado de espancar o enteado, de apenas 4 meses, até a morte.
Desde o lançamento do Pacto Pela Vida, em 2007, a marca dos 300 CVLIs no Estado era frequente. Apenas em 2009 o Estado conseguiu reduzir o número de assassinatos para menos de 300, tendo 273 assassinatos registrados. Entretanto, nos últimos 15 meses, apenas março de 2014 teve mais de 300 homicídios.
Para o governo, a situação é atípica, uma vez que o mês de março foi atrelado ao período de Carnaval. O Pacto Pela Vida deve seguir normalmente, sendo inclusive um dos carros-chefes da candidatura de Campos ao Palácio da Alvorada. A ideia do PSB é transformar a ação em um programa federal de compromisso com a segurança pública brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!