quarta-feira, 9 de abril de 2014

Alunos do Curso de Direito da UPE - Campus Arcoverde cobram providências das autoridades. O curso estaria sofrendo com a falta de estruturas adequadas.

UPE Campus Arcoverde
Curso de Direito
No dia 6 de setembro de 2011 inaugurava-se o primeiro curso de Direito da Universidade de Pernambuco. Várias eram as expectativas, muitas eram também as dúvidas e inseguranças acerca do futuro desse curso.  Situações normais diante do pontapé inicial dado pela UPE para interiorizar o curso de Direito.

Dois anos e meio já se passaram e os problemas que eram motivo de preocupação, mas que se acreditava que seriam resolvidos com o andamento do curso ainda persistem.
Para melhor explanar a situação atual da UPE – Campus Arcoverde será dividido em dois tópicos principais:

1-            Quanto à estrutura: o campus começou a funcionar na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA); Atualmente, está funcionando no prédio da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Vitorino Freire. O prédio próprio da UPE está em processo de construção, mas pelo andamento, provavelmente, não será possível a entrega no prazo previsto, o qual seria em julho. 
 O prédio em construção tem como referência a estrada do deserto e o presídio da cidade de Arcoverde. Tendo em vista o difícil acesso até o local, como será visto nas fotos abaixo, nota-se a extrema necessidade de um planejamento e uma estrutura complementar a do campus. Ex.: A assistência do ônibus até o campus.



 2-           Quanto ao aspecto pedagógico: Desde o primeiro período, o curso encontra problemas devido ao déficit de professores. E com a entrada de novas turmas, o problema só vai aumentando e se tornando crítico. Sem contar que com a criação do Curso de Direito em Camaragibe também pela UPE, uma grande parte dos professores teve que se dividir entre Camaragibe e Arcoverde. Mesmo diante dessa situação, não há previsão para um concurso, nem uma seleção para professores.  Ainda sobre esse aspecto, poucos foram os convênios firmados com instituições jurídicas, tais como a OAB, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça. Para o curso de Direito, há também a necessidade de um Núcleo de Prática Jurídica, pelo menos a partir do 7º período, porém, nada concreto ainda foi feito nesse sentido, apesar da primeira turma já está no 6º período.

Diante desse pequeno demonstrativo, várias reflexões são levantadas: Foi realmente planejada a interiorização do curso de Direito pela UPE? Ou foi apenas uma decisão política e de palanque? Ou apenas uma iniciativa para se criar o curso de Direito em Camaragibe?


O desejo e esperança dos alunos do curso de Direito do Campus Arcoverde é de uma educação de qualidade, comprometida com as pessoas e com a formação crítica. É serem levados a sério pelos órgãos, e consequentemente, pelas pessoas competentes para transformar a realidade vivenciada por eles. Não obstante, muito mais que conversas e acordos, os problemas só serão resolvidos com ações coerentes e tendo como finalidade o bem comum e o melhor encaminhamento do curso. 

Alunos do Curso de Direito do Campus Arcoverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!