sexta-feira, 6 de julho de 2012

Republicando Post Estudo revela que a maioria das prefeituras gasta mal o dinheiro do contribuinte. CONFIRA OS DADOS DE VENTUROSA

Estamos à véspera de mais uma eleição municipal e diante da falta de propostas e discussões positivas, dos cabos eleitorais que se concentram apenas em discutir quantas pessoas havia em cada convenção, no resultado de pesquisas de intenção de voto há 03 meses do pleito e de boatos inverídicos que não valem nem sequer ser mencionados republico um dos posts mais acessados desse blog. 

Ele continua atual e merece ser relido diante da nossa atual conjuntura. 



Estudo revela que a maioria das prefeituras gasta mal o dinheiro do contribuinte. CONFIRA OS DADOS DE VENTUROSA

Matéria do Jornal Nacional

A forma como as prefeituras brasileiras gastam o dinheiro dos contribuintes começou a ser acompanhada por um Índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

A primeira pesquisa mostrou que a maioria dos municípios tem dificuldade pra fechar as contas.Cabe aos municípios melhorar a vida dos brasileiros. Educação, saúde, ruas asfaltadas.
E para isso, as mais de cinco mil cidades do país juntas administram R$ 300 bilhões. Orçamento maior do possuem países como Argentina e Chile juntos.
A avaliação usou os números fornecidos pelas prefeituras para a Secretaria do Tesouro Nacional.
As notas são o resultado de quanto cada município arrecada, como gasta, a capacidade de pagar as dívidas e de investir em melhorias.
A maioria das cidades (64%) recebeu as piores notas, ou seja, tem situação fiscal difícil ou crítica.
Apenas 2% (95 cidades) ganharam a nota mais alta, porque mostraram excelência na gestão dos recursos.
Um grande orçamento e milhões de habitantes não são garantias de saúde financeira. Municípios pequenos tiveram resultados melhores do que algumas das maiores cidades do país. Somente três capitais ganharam a nota mais alta.

Nas regiões Sul e Sudeste ficam 81 dos 100 municípios com as melhores notas. Já no Nordeste estão 85 dos 100 últimos colocados.

E o principal motivo para esta diferença é o gasto com a folha de pagamentos.

Ao todo, 277 das 384 prefeituras que não respeitam a lei de responsabilidade fiscal. A região Nordeste tem a maior concentração de prefeituras que não respeitam a lei de responsabilidade fiscal. Ela estipula um teto de 60% do orçamento para gastos com pessoal.

Ao todo, 98% das prefeituras dependem de repasses dos governos dos estados e de recursos federais para pagar funcionários.

"Esse dado é grave.O estudo mostra necessidade de a sociedade acompanhar esses gastos com maior lupa, assim como os governantes levarem em consideração despesas e receitas dos municípios pra que a gente tenha uma gestão publica mais eficiente", diz Guilherme Mercês, gerente de estudos econômicos da Firjan.

SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VENTUROSA - PE 
Post do Professor Emerson Luiz

VENTUROSA - PE (Ano 2009): IFDM 0.5948

VENTUROSA - PE (2009)
IFDM E ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO

Alto desenvolvimento
(superiores a 0,8 pontos)
Desenvolvimento moderado
(entre 0,6 e 0,8 pontos)
Desenvolvimento regular
(entre 0,4 e 0,6 pontos)
Baixo desenvolvimento
(inferiores a 0,4 pontos)
Segundo os índices da FIRJAN o município de Venturosa apresenta desenvolvimento regular se comparado aos demais municípios pernambucanos, sendo que as áreas de saúde e educação obtiveram desenvolvimento moderado enquanto as áreas de emprego e geração de renda apresentaram baixo desenvolvimento. Apenas 0,3201 pontos.

Ao compararmos o desenvolvimento do município com a realidade nacional, Venturosa está abaixo do desenvolvimento mediano.

MÁXIMO, MÍNIMO E MEDIANA
IFDM (2009)
SITUAÇÃO RELATIVA DO MUNICÍPIO
Resultado Máximo
Barueri - SP
0.9303
Resultado Mediana
0.6388
Resultado Mínimo
São Félix de Balsas - MA
0.3413
Venturosa - PE
0.5948
PERNAMBUCO 
0.6902
Alto desenvolvimento
(superiores a 0,8 pontos)
Desenvolvimento moderado
(entre 0,6 e 0,8 pontos)
Desenvolvimento regular
(entre 0,4 e 0,6 pontos)
VENTUROSA-PE
Baixo desenvolvimento
(inferiores a 0,4 pontos)
IFDM E INDICADORES
VENTUROSA - PE - IFDM

Houve melhorias significativas se compararmos os dados obtidos entre 2000 e 2005. Mas a partir de 2005 os níveis de crescimento pouco oscilam, mostrando um nível de crescimento baixo em comparação com o crescimento da economia nacional e do próprio estado de Pernambuco, fruto dos investimentos do Governo Federal durante a Gestão de Lula.
Um dado preocupante é o índice de emprego e geração de renda. O município não foi capaz de gerar emprego e renda para suas famílias. A Prefeitura continua sendo o principal empregador, o que incapacita o crescimento desejado.
No ano de 2005 o índice de emprego e geração de renda era de 0.3369, oscilando nos anos seguintes e no ano de 2009 onde os dados foram analisados pela última vez, o índice caiu para 0.3201. O que gerou essa queda num índice que já era negativo?
COMPARATIVO COM OUTRAS CIDADES
Venturosa ficou abaixo de Alagoinha e Pedra apenas no item saúde, onde as cidades vizinhas obtiveram 0.7463 pontos. e 0.7734 pontos respectivamente. Arcoverde é exemplo de desenvolvimento em todos os sentidos e possui um bom índice de emprego e geração de renda: 0,4486 pontos.
FALTA DE PERSPECTIVA PARA OS JOVENS
O baixo índice de emprego e geração de renda em Venturosa reflete a falta de perspectiva dos jovens venturosenses quanto ao mercado de trabalho. Muitos terminam o Ensino Médio e o Ensino Superior e são obrigados a procurarem emprego em cidades vizinhas de maior porte como Arcoverde e Garanhuns ou migrar para polos regionais ou para a capital do estado. A principal empregadora é a Prefeitura, que não pode absorver mão de obra. O comércio tem crescido mas a oferta de emprego não. 
Até quando o município dependerá da Prefeitura e da renda de aposentados para nutrir sua economia? Geração de Emprego e Renda deve ser uma das pautas do plano de governo dos  candidatos à prefeito. Mas não apenas frases como: "vou fazer mais e melhor, vou gerar mais empregos" ou "vou deixar como está porque tudo está perfeito". Gostaria muito de ver junto a isso os termos: nós podemos melhorar e explicar como vai se fazer, quanto vai se investir, quantos empregos se pretende gerar e em quanto tempo... Até agora só você Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!