quinta-feira, 12 de julho de 2012

O BLOG MEU PERNAMBUCO CHEGA AO FIM




E alguns internautas de Venturosa não podem mais usar o anonimato para denegrir ninguém

Quero iniciar este post com as palavras de Nilma Galindo postadas em seu perfil do Facebook:


"O blog MEU PERNAMBUCO teve todos os seus posts excluídos eu preciso agradecer a Anna AAlves por isso.
Anna é uma pessoa digna de admiração da população venturosense por ser uma pessoa íntegra, honesta, respeitável, que, apesar de não pertencer a cidade, nem mesmo conhecer as pessoas daqui, abriu mão de todo o seu trabalho de divulgação e enaltecimento das cidades pernambucanas para poder evitar que pessoas de caráter duvidoso e covardes continuassem usando aquele espaço para acusar e denegrir a imagem dos outros."


A autora do blog teve uma nobre intenção: dedicar ao estado de Pernambuco seu amor, exaltando sua cultura e as particularidades da cada município. Dedicou um de seus posts a divulgar o aniversário da cidade e parabenizando seus moradores. Até aí tudo bem. 

Um dos munícipes usou os comentários do blog Meu Pernambuco para fazer duras críticas à gestão municipal. Deve ter dito aos amigos ou indicado o blog de Anna e rapidamente outros (ou o mesmo, nunca se sabe) começou a usar esse espaço para fazer ataques a lideranças, profissionais, funcionários públicos, estudantes, etc. O post sobre a emancipação política de Venturosa ganhou viés político partidário. Houve alguns debates e muita baixaria.

Os então pré-candidatos Lemos (PSD) e Ernandes (PR) foram agredidos e caluniados à exaustão. Pessoas ligadas a eles também sofreram difamação. Eu também fui citado em alguns comentários. O mais severo foi o de um anônimo que se identificava como Zagallo. O mesmo postou um comentário depreciativo sobre a juventude venturosense e ao ser questionado em postagem desse blog tentou, sem sucesso, desacreditar minhas palavras.

Em seus comentário torpes o pseudo intelectual Zagallo chegou a repetir várias vezes: "Perdoai seus inimigos mas não esqueça o que lhe fizeram".  Seria essa uma pista para encontrá-lo?

Venturosa irá perdoar todas as pessoas que ali se esconderam embaixo do anonimato. O tempo fará com que muitos esqueçam de tudo o que leram? Porque aqueles comentários também foram acompanhados por muitos que se deliciavam ao ver desafetos serem vilipendiados, acusados injustamente sem quaisquer chance de defesa. Os comentários "anônimos" servem como exemplo do que algumas pessoas dessa cidade tinham de pior. 

Muitos navegantes comentaram comigo: "o blog devia ser extinto". O problema não estava no blog, mas no uso dele. Dá pra entender um pouco o anonimato nos críticos conscientes e entusiastas do governo. A democracia no Brasil ainda é frágil em todos os sentidos e os que tem coragem de expor o que pensam são perseguidos e agredidos. Senti isso "na pele" via Facebook. Alguns temem perder o emprego ou sofrer algum tipo de pressão, mas a covardia de agredir e mentir sobre a vida pessoal das pessoas não pode ser justificada por esse argumento.

A autora do blog Meu Pernambuco foi encontrada por Nilma Galindo no Facebook e ao ficar ciente do que estava acontecendo excluiu as postagens do seu blog que contava com mais de 100.000 visitas por não concordar com o uso que estava sendo feito dele. Eu sei quanto trabalho é necessário para manter um blog. Quanto esforço e horas são gastas para oferecer nosso melhor aqueles que nos acompanham concordando ou não com nossas palavras. Anna teve coragem de abrir mão disso tudo para não trair sua ética e seu respeito ao próximo.

A respeito dela Nilma publicou:

Mais uma vez, obrigada Anna, pelo seu gesto. Quando lhe contatei aqui no facebook, pra lhe dizer o que estava acontecendo, só o fiz, por ter certeza de que você, em momento algum, tinha conhecimento do que estava se passando no blog e por perceber que você é uma pessoa digna e que iria tomar as devidas providências.
No mais, mais uma vez lhe peço desculpas em nome das pessoas de bem de Venturosa, que não compactuaram com aqueles comentários e que até então estavam muito honrados com sua homenagem a cidade.
Por fim, gostaria que a atitude de Anna sirva de exemplo à todo o povo venturosense, para que construamos essa política de uma maneira bonita, com honestidade e respeito ao próximo.

Dois grandes exemplos a serem respeitados e seguidos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!