segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ânimos acirrados próximo às eleições municipais.

Venturosa é uma cidade extremamente política. Não no bom uso da palavra. A política é uma invenção grega e deriva do termo "pólis", que quer dizer cidade. Em seu sentido mais abrangente política seria uma "organização social em prol do bem comum". Então, sempre que debatemos sobre as necessidades de melhoria em educação, saúde, iluminação pública, saneamento básico, estamos tratando e fazendo "política".

Outros usam a palavra política para descrever o processo eleitoral e as estratégias usadas para promover ou denegrir determinado grupo ou candidato. Uns, mais agressivos, definem os atos amorais cometidos por candidatos e partidários como politicalha.

Defendo a boa política. Gosto do debate de ideias - e não de debater pessoas - , mas, vejo e sinto que muitos não compartilham deste sentimento. Mais uma vez a caixa de comentários deste humilde blog recebe comentários agressivos. Alguns até dizendo que "admiram" este humilde professor blogueiro. Agradeço a admiração e me questiono depois da violência com que ela é dita: "imagina se não admirasse?".

O mais comum entre os seres humanos é a divergência de ideias. Respeito os que pensam de forma diferente, só que me reservo o direito de não concordar com tudo o que vejo, ouço ou leio. 

Fui acusado de ser tendencioso e não aceitar o diferente. Publiquei o artigo do vereador Gera na íntegra. O primeiro a falar na seção "A Venturosa que temos e a Venturosa que nós queremos foi o pré-candidato do PR, o senhor Ernandes da Farmácia. Quando o mesmo me procurou para uma conversa muito positiva disse que admirava a minha sinceridade. Sou amigo pessoal de Iterbo e família e sempre nos tratamos com respeito e carinho. Os correligionários poderiam aprendem um pouco com seus candidatos.

Este não é um blog partidário. É um blog de opiniões pessoais. Muitas vezes reproduzo notícias que julgo importantes e denuncio o que acho errado ou injusto. Conto com colaboradores valiosos e sou grato a eles. 

Não gostar deste blog é direito de quem o lê. Mas há uma grande diferença entre o autor e seus detratores agressivos. Eu assino o que publico. Todos sabem quem eu sou. No dia em que alguém se sentir ferido por minhas palavras poderá me procurar para me questionar ou exigir seu direito de resposta. É assim que pessoas dignas agem. 

Sobre os anônimos não posso dizer o mesmo. Gostaria muito que tivessem a hombridade de assumirem suas palavras e de se identificar. Admiração é fruto do respeito à pessoa.

Partilho da opinião de D. Hélder: Se discordas de mim me enriqueces! 

Agora, se me acusas, se me agrides, deves ter a honra de dar-me o direito da defesa.

É assim que os HOMENS agem.

* O blog sempre manteve espaço para que as partes citadas expressassem suas opiniões. O caso é que nunca o usaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!