O Pe. José Maria da Silva nasceu no dia 23 de agosto de 1934, no Sítio Belém no município de Alagoinha-PE. Viveu sua infância na Vila de Socorro, trabalhando em uma farmácia e estudando na Escola de Dona Áurea Chalegre Valença. Sentindo a vocação sacerdotal ingressou no seminário na época de Dom Adelmo Machado, estudando em Olinda, João Pessoa e em Roma - Itália. Pe. José Maria viveu em plenitude o espírito do Vaticano II não só no perído mas até o último suspiro. Ajudou a Diocese a entrar nesse "novo jeito de ser Igreja" ao ponto de ser perseguido durante o golpe militar. Foi Vice-Reitor do Seminário, Reitor, professor, musicista, poliglota, Jornalista, poeta, astrólogo, historiador, um Padre dos pobres e das comunidades.
Era um homem simples, de muita fé e dedicação aos pobres. Muitas vezes fui seu coroinha nas Missas lá em Socorro.
As 8h30 do dia 24 de Abril o Padre José Maria voltou para a casa do Pai. Hoje no dia 25 de abril após a Missa celebrada na Catedral de Santa Águeda em Pesqueira, nós o Clero, com o nosso Bispo Dom José Luiz, e o povo de Deus entregamos de volta essa vida doada que foi o Padre José Maria.
Vá em
Paz amigo/irmão e receba a recompensa dos Justos!
Pe. Fábio Pereira dos Santos.
Amou os pobres, serviu à causa evangélica entre camponeses, cultivou a música e os astros. Homem simples, de vasta cultura e refinados gestos.
ResponderExcluirProf. Eraldo Galindo Silva, ex-presbítero da Diocese de Pesqueira.