quinta-feira, 19 de abril de 2012

Frase do Dia

"Prefira morrer de pé a viver de joelhos"...


O autor da frase é o guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara. Em sua vida dedicou-se a combater o Imperialismo Norte - Americano. Mesmo nascido no seio de uma família aristocrática, Che identificou-se com os pobres e miseráveis de sua época.
Viajou ainda jovem pela América Latina. Foi a Machu-Pcchu, navegou o Amazonas de balsa, atravessou o deserto de Atacama, conheceu mineiros comunistas e povos indígenas. Dessa viagem escreveu um diário no qual se nota sua crescente politização e o choque que lhe provocam a pobreza, a injustiça e a arbitrariedade que encontrou pelo caminho. O hábito de escrever diários irá acompanhá-lo até seus últimos dias, na Bolívia.
Numa época difícil, Che optou pela luta armada. Atuou na Revolução Cubana ao lado de Fidel Castro e sonhou com a Revolução em toda a América Latina.
Foi assassinado por soldados bolivianos a mando da CIA em 1966 e tornou-se um ícone de sua época e da resistência à opressão e à ditadura.

Ainda hoje as frases e escritos de Che motivam a muitos, já que ainda hoje pessoas desejam possuir um poder que não lhes é de direito.

O poder vem do povo e para ele volta, diria Rousseau. O poder político pertence ao povo, dele nasce e para ele retorna. Os poderosos e os pseudo poderosos querem agregar a sua pessoa esse poder. Se cercam de pessoas tão gananciosas e desprovidas de moral quanto eles e perseguem todos que possuam pensamento livre.

Ainda hoje existem ditaduras no mundo. Comércio de ideais, tráfico de influência, perseguição, calúnia e difamação. Ainda hoje vale a pena sofrer por uma nobre causa.

Prefira morrer de pé a viver de joelhos...

Também são atribuídas a Che as seguintes frases:

Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.
Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.
Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!