segunda-feira, 19 de março de 2012

VENTUROSA – 50 ANOS: Texto do Padre Fábio Pereira dos Santos

Venturosa Cinquentenária! Ao contemplar o esforço de tantos pelo crescimento dessa cidade ao longo da História, lembro essa frase dos latinos: “Carpent tua poma nepotes” (Os teus netos colherão os frutos). Hoje venturosa colhe o fruto plantado há muitos anos atrás, o qual teve um momento de grande marca que foi o dia 20 de março de 1962 data da Instalação do Município.
Resolvi escrever hoje, dia 19 de março, estas simples palavras, por ser o dia de São José, Padroeiro da paróquia, cidade e município de Venturosa.
Nossa Cidade é referencial para essa região, pois a cada ano notamos o seu crescimento no ponto de vista econômico e de extensão. Sempre digo que Venturosa é uma cidade interiorana com síndrome de Capital. No entanto é bom lembrar que o crescimento não pode ser só econômico e/ou de extensão, pois com ele podem vir algumas consequências, as quais já sentimos.
Emancipação Política é festa cívica de caráter cultural. Por isso sinto falta de Sessão Solene na Câmara de Vereadores com marca desse momento e oportunidade para o resgate histórico da instalação da primeira câmara municipal; Sinto falta de momentos cívicos como o hasteamento da Bandeira do Município com a presença das autoridades locais e comunidade, bem como de uma audiência pública onde pudéssemos fazer uma reflexão sobre o caminho até agora seguido e as perspectivas de futuro; sinto falta de um livro sobre o município marca do cinquentenário. Quem sabe talvez um desfile das Escolas pelas ruas da cidade num resgate espetacular da memória desse povo. Um marco, sinal comemorativo, em alguma praça da Cidade. Muitas e muitas coisas podem e poderiam ser feitas, pois o cinquentenário não termina em 20 de março: ele apenas começa. Fica a sugestão. Afinal 2012 é o ano de cinquentenário.
      “Carpent tua poma nepotes”. Pois só tem futuro quem tem passado e memória.
      Mas em aniversario se desejam muitas coisas. Por isso desejo a Venturosa que continue a crescer. Crescer de forma plena, completa. Na sua dimensão econômica, política, social, cultural, humana, fraterna... Assim será verdadeiramente próspera. Pois uma Cidade só se desenvolve de verdade quando tem o interesse concentrado na direção do bem comum.
            Que São José homem justo, casto, honesto, prudente seja exemplo para todos nós e interceda por nossa Cidade junto a Jesus Cristo.
Parabéns a Venturosa e todos os seus filhos e filhas. Aqui nascidos ou adotados como eu.
 Ad Multos Annos!

Pe. Fábio Pereira dos Santos
           Adm Paroquial

2 comentários:

  1. Excelente texto! Como sempre :) Concordo que o cinquentenário de uma cidade merece um respeito e solenidade maior, é uma pena que não concretizamos todas essas coisas. (ainda)
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as suas palavras Ingrid. Concordo em gênero, número e grau.

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!