quarta-feira, 28 de março de 2012

Liberdade de expressão e não liberdade de agressão. Mais uma vez querem atacar e denegrir utilizando este blog

É preciso desabafar e por fim ao silêncio.

O que me motiva a escrever estas linhas é uma série de comentários que este blog tem recebido. Pensei muito antes de moderar os comentários aqui postados, mas vejo que teria me arrependido amargamente se não tivesse tomado essa atitude.

Quero me iludir e pensar que tais comentários são feitos por pessoas que ainda não despertaram para os valores essenciais da vida em sociedade: o amor e o respeito ao próximo e a aceitação da diversidade e pluralidade de pensamentos, sejam esses políticos, filosóficos, econômicos e religiosos. Mas em algumas vezes, a maldade expressa nesses comentários é tanta que não consigo pensar dessa forma e me entristeço em ver como seres humanos podem ser tão baixos na defesa de privilégios escusos.

Ignorância e preconceito não são privilégios de governistas ou oposicionistas. Os dois lados tem demonstrado o seu pior em comentários que nunca publicarei. 

Quando iniciei esse blog o fiz por desejar alcançar alguns objetivos: divulgar meus escritos, expor as belezas e também as mazelas de minha querida cidade - Venturosa -, debater ideias positivas e criar um espaço onde pessoas pudessem compartilhar pensamentos, sonhos e esperanças. Sei que foram objetivos ambiciosos e que ainda não me aproximei da meta idealizada. Mas o blog tem crescido, se tornado conhecido, ganhado colaboradores, e isso quer dizer que estamos no caminho certo.

Isso sem precisar abrir mão de ideais. Sem precisar me corromper ou escrever de encomenda para quem tentou alugar minha pena. Este é um blog de ideias e não de preconceitos. Divulgo notícias e não crio boatos nem difamo ninguém.

Fiquei muito feliz com os artigos enviados por Gera, Tarcísio, Padre Fábio e Joédson. Como também fiquei muito feliz com boa parte dos comentários publicados. Mas corta o coração ver que muitas pessoas da cidade onde moro se escondem no anonimato para fazer o que há de pior com outro ser humano. A essas pessoas só posso dizer: se exponham e assumam o peso do que querem expressar! Se gostam tanto de julgar os outros usem do ato de Pilatos: "O que escrevi, escrevi". Tenham coragem e assumam a responsabilidade de quem usa do direito da liberdade de expressão e da dignidade de dar ao outro o direito de responder e se defender.

Não somos obrigados a gostar de ninguém, mas devemos respeitar cada um dos filhos de Deus em sua dignidade de pessoa humana. Este blog possui hoje 56 comentários que nunca serão expostos. Já foram deletados mais de 60 com teor parecido. Não concordam com candidatos de situação e oposição?Expressem esse descontentamento na urna. 

Querem pedir votos para os candidatos da situação ou da oposição? Façam na forma oportuna e dentro dos trâmites legais. 

A cidade tem problemas? Comente sobre eles sem agredir o gestor ou qualquer um de seus secretários.

Hoje durante uma aula na Escola José Florêncio tive o prazer de ouvir e ler os argumentos de meus alunos a respeito de uma frase do filósofo iluminista Voltaire: "Posso não concordar com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito em dizê-las".

Gostaria que os autores desses comentários maliciosos pudessem ouvir meus alunos da 7ª série, eles tem muito a ensinar a vocês.

Emerson Luiz Galindo Almeida



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!