sexta-feira, 30 de março de 2012

Carta aberta sobre o blog e os ataques recebidos pelo autor ao denunciar agressões contra a juventude de Venturosa


Primeiro gostaria de saudar a todos, independente de sua filosofia política e posição partidária. Todos somos humanos, nascidos livres e iguais em direitos. Gostaria que ao fazer uso da palavra nenhum daqueles que chegarem a ler esta carta se sintam contrariados ou ofendidos, não quero falar a respeito de pessoas nem agredir quem quer que seja. Quero lembrar algo que muitos estão esquecendo nesses meses que antecedem a política: o respeito e o amor para com o próximo.
Não sou candidato a nada. Não desejo o poder nem busco a grandeza. Como profissão escolhi a de professor, gosto do que faço e mesmo ciente de minhas limitações  procuro realizar um bom trabalho. E por este ofício aprendi que todos tem direito a sua opinião e que na vida é possível estar certo sem que para isso o outro esteja errado. São pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto.
É o que ocorre e ocorrerá em nossa cidade nesse período. Alguns irão optar por Ernandes, outros por Lemos. Qual o problema nisso? Nenhum. Os dois candidatos irão propor o seu melhor e a população irá escolher aquele que julgar mais preparado para representa-la. É isso que se espera de um processo eleitoral maduro e sereno.
Mas sempre há os excessos. E isso de ambos os lados. Num desses excessos um indivíduo minimizou a capacidade crítica e intelectual dos alunos de uma escola. No livre exercício de expor o que penso me opus a isso e foi o suficiente para mais uma série de ataques. Não vou responder com violência, não preciso fazer uma apologia pessoal nem tão pouco acusar quem quer seja. Não preciso provar meu valor a ninguém.
Agora tenho o dever de expor o que julgo errado. Há mais de dois anos mantenho um blog autoral. Nunca expressei ideias negativas a respeito de pessoas. Desafio o autor anônimo a postar o link da página hospedada em meu blog onde critico Donizete Zacarias, Ernandes da Farmácia ou quem quer que seja. Coloque o link que remeta a postagem porque assim provará que o que diz é verdade.
Por ser um blog autoral as postagens são de acordo com o pensamento do autor. Em nenhum momento me coloco acima do bem e do mal ou me arvoro em escritor neutro. Não sou neutro, escrevo de acordo com o que percebo e sinto. Não permito que pessoas que se escondem no anonimato usem de um blog criado para divulgar um trabalho autoral e expor acontecimentos da cidade de Venturosa para atacar ou fazer politicalha. Politicalha.
Quando indaguei os pré-candidatos a respeito do seu desejo de contribuir com Venturosa abri espaço para as mais diversas linhas de pensamento. Entrevistei Ernandes, Lemos, Donizete e não o fiz com Ademar porque este retirou sua pré-candidatura. Quando estive na Rádio Comunitária fiz um trabalho similar ao entrevistar Sônia Diógenes, o Dr. Aníbal Rodrigues, o vereador Pitú e o secretário de Saúde Ademar. Sempre respeitei opiniões diferentes das minhas.
Mas isso não quer dizer que serei manipulado e publicarei comentários escusos repletos de conteúdos de politicalha explícita ou implícita. Poderia narrar aqui as propostas que me foram feitas e dizer quem as fez por internet, celular, em mesas ou dentro de carros, mas não vou expor ninguém. Tratarei essas pessoas com muito mais respeito do que me dedicam justamente para provar que não sou igual a elas. Só posso dizer que minhas convicções não foram vendidas porque a dignidade de um homem não tem preço.
Podem continuar agredindo a mim e a meus familiares. Podem continuar me difamando e inventando mentiras a meu respeito. Não abro mão do acredito para me encaixar em modelos e expectativas. Posso errar muito nesse caminho mas continuarei em busca daquilo que acho correto confiando em Deus e que ele há de me instruir e no final Ele há de fazer justiça.
Por fim agradeço a todos vocês que acompanham este blog. Vocês deram credibilidade ao meu trabalho e é a presença de vocês aqui que incomoda tanto os inimigos do pensamento livre e aqueles que se julgam donos da verdade e do poder e se sentem no direito de mentir e usar todos os meios para destruir quem não se adequa aos seus desejos.
O blog continuará a noticiar a cidade de Venturosa e a propor reflexões sobre educação, política e sobre a maravilhosa aventura que é a vida.
Que Deus abençoe a todos e que possamos continuar juntos nessa jornada.

Emerson Luiz Galindo Almeida.

Um comentário:

  1. quero dizer que é por isso que lhe admiro, reconheço que você vem abrindo um espaço muito importante para que as pessoas tenham uma visão política melhor pois só assim teremos pessoas cocientes na hora de escolher seus representantes.
    parabéns professor Emerson continue no seu caminho vá retirando cada pedra que colocarem nele com grandeza e sabedoria que Deus vai sempre lhe dá.

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!