terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A SOCIEDADE DOS ABUTRES

Os tempos estão mudando. Não muito atrás os acidentes chocavam e comoviam, cenas fortes não eram exibidas para poupar os mais sensíveis ou por respeito aos familiares dos envolvidos. Mas nos tornamos compassivos e tolerantes com o que há de pior no comportamento humano, fomos expostos há tanta violência, corrupção e falsidade que a maldade tornou-se cena do cotidiano, e o que é pior, característica de alguns.
Além disso há o novo modelo de sociedade virtual, onde cada um quer expor sua vida e desnudar sua alma. Não como realmente se é, mas como se deseja ser. E nas redes sociais todos são ricos e felizes, detentores de passes vip’s para a vida, frequentadores assíduos das melhores festas e alçados em modelos das melhores grifes. Pessoas-etiqueta, participantes do big brother facebook.
E quando tudo isso não é o bastante, é preciso chocar. É preciso sentir-se como alguém capaz de motivar pessoas, de promover interação de qualquer tipo. Então, assim como os abutres perseguem o cheiro da morte e sobrevoam aqueles que dela não escapam, os abutres virtuais fazem o mesmo com acidentes, cenas de suicídio, pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidade especial e com aquelas que passam pelo estágio terminal de alguma doença.
E pedem para curtir, digitar o seu “amém” para ajudar. Sobrevoam a carniça e pedem a aprovação dos desavisados. Por desejarem chamar atenção, qualquer tipo de comentário vale, e se forem criticados: melhor! Sim, porque daí podem criar polêmica e vestir a carapuça de vítima, da pessoa bem intencionada que é “agredida” por aqueles que na opinião delas “querem ser donos da verdade”. Então mudam a verdade ao seu bel prazer, arrematam a opinião de outros abutres, algumas hienas e cordeiros de última hora. E nunca esqueçam das serpentes. Essas espalham veneno para todos os lados e também acompanham com assiduidade carniceiros e carentes de atenção.
Na sociedade dos abutres a vítima sempre será aquele que encara as redes sociais como um espaço de interação com amigos, divulgação de ideias e debate sadio. Então, por me negar a pecar por omissão, denuncio a sociedade dos abutres, dos carentes de atenção, das serpentes e demais seres desse nicho cada vez maior. É preciso abrir os olhos, antes que mergulhemos numa ditadura ou pior, passemos a replicar esse tipo de comportamento.
Não será estranho, infelizmente, que nessa sociedade macabra alguns sintam-se felizes ao registrar selfies com caixões ou cenas trágicas ao fundo. Afinal, para eles tudo é válido na guerra por atenção.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!