quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mais um ano letivo na terra do faz de conta


Mais um ano letivo está para começar na Terra do Faz de Conta.

Essa é uma terra muito peculiar, pois a maioria dos seus habitantes desprezam a essência para supervalorizar a aparência. E como o nome que identifica esse local, todos preferem fazer de conta...

Seus políticos fazem de conta que representam o povo e do outro lado o povo faz de conta que vota procurando melhorias para todos quando na verdade só enxergam suas necessidades pessoais e momentâneas.

Por saberem que o povo faz de conta que está indignado, os políticos fazem de conta que governam e que se preocupam com o bem estar do povo. E nesse contexto, fazem de conta que investem em saúde, educação e seguranças pública.

A cada quatro anos eles fazem de conta que querem implantar mudanças e que depois delas, tudo será melhor. O povo faz de conta que acredita.

Os patrões adoram fazer de conta que pagam um salário digno.

Os empregados tentam fazer de conta que são gratos por ter patrões tão bons e justos.

Alguns policiais fazem de conta que estão ali para servir e proteger.

Alguns médicos fazem de conta que se dedicam a salvar vidas.

E alguns professores fazem de conta que dão aula. E todos, sem exceção, fazem de conta que a culpa por todos os problemas dessa terra está nos outros, no presidente, no papa, em Deus! Mas nunca neles e em seu péssimo hábito de fazer de conta.

Se pudesse dar um conselho a essas pessoas diria que podem bem mais do que pensam, que tudo seria diferente caso optassem por serem honestos, por viver de forma ética e responsável, pondo fim a jeitinhos e arrumadinhos, respeitando as leis e reconhecendo suas responsabilidades com a mesma intensidade com que reivindicam seus direitos. 

Se pudesse diria aos professores: "Nunca cedam a tentação de fingir que ensinam! A chave para a mudança foi confiada a vocês". E aos alunos, "Não finjam que estão aprendendo, nunca, jamais. Vocês são a esperança de que um mundo mais justo é possível". 

O governo dessa terra quer fazer de conta que investiu em educação. Com ameaças e planilhas faz de conta que aqueles dados são verdade, que tudo vai bem e que realmente iniciou uma revolução. Faz de conta que é a nova política, que respeita o professor e que deseja jovens que pensem e que exerçam a democracia.

Os professores são obrigados a fingirem que concordam. Assumiram a função da família porque esta finge educar seus jovens. E isso tudo os impede de agir de forma efetiva. O único remédio para essa terra era que todos parassem de fingir.

Caso você tenha vindo dessa terra fará de conta que entendeu e concorda com algumas verdades ditas aqui, mas assim que puder vai dizer: "que besteira, só quem não tem o que fazer para escrever uma coisa dessas". E vai fazer de conta que pensa enquanto outros estão felizes por pensarem por você.

Mais um ano letivo está prestes a começar na terra do faz de conta.

Faz de conta que essa terra é o Brasil!

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!