sábado, 17 de maio de 2014

Sobre a babaquice do metrô.


Dom José Cardoso Sobrinho, antigo arcebispo de Olinda, certa vez disse não gostar de jornalistas. O motivo, para ele, era simples, quando não põem palavras na boca dos entrevistados, distorcem aquilo que por eles foi dito. FOI O QUE OCORREU COM O EX-PRESIDENTE LULA E A BABAQUICE DO METRÔ.

Lula participou de um encontro voltado para blogueiros e ativistas digitais, pessoas que levam informação a revelia da grande mídia e repercutem o que os grandes jornais, em geral, fingem não existir. Esses blogueiros, chamados de “sujos” por políticos e perseguidos por grandes jornais, tem escrito a duras penas um novo capítulo na história da imprensa livre deste país.

Lula criticava a concentração da mídia brasileira, já que apenas três famílias controlam quase 70% do que lemos, assistimos e ouvimos, decidindo o que é notícia ou não. Acusava a mídia tradicional de fechar os olhos para tudo de bom que já foi feito nesse país e criticava o pessimismo dos meios de comunicação a respeito da copa.

O ex-presidente criticava essa tendência da mídia de só ver o que lhe convém e quando convém, fazendo cobranças muitas vezes absurdas. Foi aí que entrou a frase distorcida pela Folha de São Paulo. Ao falar sobre as exigências de alguns setores para receber os turistas que virão de fora do país, ele lembrou dos tempos que ia assistir aos jogos do Corinthians, seu time do coração:

“Nós nunca tivemos problemas de andar a pé. Anda a pé, vai descalço vai de bicicleta, vai de jumento, vai de qualquer coisa. Acha que a gente está preocupado? Ah, não, porque turista tem que ter metrô que leve até dentro do estádio'. Que babaquice é essa? Nós temos é que dar garantia para essa gente assistir ao jogo, comer nossa comida (...), é isso que temos que ter orgulho"

Foi um prato cheio para que os jornalistas tirassem as palavras de contexto para que as manchetes fossem dadas desse jeito: “Lula diz ser babaquice querer que o torcedor chegue ao estádio de metrô” (Estadão), “Lula diz que é 'babaquice' chegar de metrô dentro do estádio” (O Tempo – esse ainda acrescenta que o ex-presidente é contra dar condições de primeiro mundo ao torcedor), “Lula diz que metrô nos estádios da Copa é babaquice” (Exame), “Lula diz que é 'babaquice' chegar de metrô dentro do estádio” (Folha de São Paulo). Quando na verdade a manchete mais próxima da realidade (e é difícil de acreditar) veio do site da Globo – São Paulo: “Lula diz que é 'babaquice' exigência de Metrô até 'dentro do estádio'”.

Mas a geração facebook não pesquisa, não lê o artigo completo, não é criteriosa. Lê títulos e logo clica em compartilhar e dissemina seu ódio sem sentido aos quatro ventos. Gente que hoje tem dezessete anos, que era criancinha quando o PT assumiu o governo e não tem boas recordações de como era o país antes das grandes mudanças sociais implantadas por Lula e que hoje tem orgulho de odiar quem possibilitou as transformações que mudaram a cara do Brasil.

Não vou chamar ninguém de babaca. Mas é triste ver tanta gente desinformada ter orgulho da própria limitação. Discípulos da TV revolta, não tenho pena de vós, tenho pena do país que vocês querem construir.


Emerson Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!