quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saiu o resultado do SAEPE 2013! Parabéns a alunos, professores e equipe gestora da Escola Estadual Cônego Emanuel Vasconcelos!

O Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – SAEPE – foi criado com a finalidade de monitorar o padrão de qualidade do ensino e apoiar as iniciativas de promoção da igualdade de oportunidades educacionais. 
Os testes do SAEPE têm como objetivo avaliar as competências e habilidades, na área de Língua Portuguesa e de Matemática, dos estudantes das redes Estadual e Municipal nas 2ª, 4ª, e 8ª séries ou 3°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio, incluindo os projetos de correção do fluxo escolar. 
Além da aplicação dos testes, a avaliação inclui outros instrumentos importantes, como: o questionário do estudante, cujo objetivo é traçar seu perfil socioeconômico e sua trajetória escolar; os questionários do professor e do diretor, com o objetivo de traçar o perfil dos profissionais da educação de Pernambuco; e o questionário da escola, cuja finalidade é conhecer infraestrutura e os serviços oferecidos por ela, tendo-se em vista identificar os fatores que interferem no desempenho escolar.
A ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO EMANUEL VASCONCELOS, mesmo diante de todas as limitações estruturais, funcionando em três prédios alugados há mais de dois anos e lutando por uma nova escola, cujo terreno já foi comprado pelo governo mas que esbarra na burocracia para ser iniciada, continua melhorando seus índices ano a ano. Prova de que educação de qualidade se conquista com força de vontade, organização e empenho dos envolvidos.
RESULTADOS
Em Língua Portuguesa a escola atingiu um percentual de 95,6, com uma proficiência de 245,9. Em 2010, ano que atingiu a maior média da GRE Arcoverde, a escola alcançou proficiência de 273,4.


Em Matemática o resultado também foi positivo, mesmo ficando abaixo das duas edições anteriores. Em 2013 a Escola Cônego Emanuel Vasconcelos atingiu proficiência de 253,2, contra 260,5 em 2011 e 274,7 em 2010. A escola não obteve pontuação em 2012 por não atender a modalidade nesse ano em particular.


ARGUMENTOS CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM 2015.

Numa política equivocada, o ex-governador Eduardo Campos passou a municipalizar o Ensino Fundamental II, fechando escolas e entregando alunos à responsabilidade das redes municipais. Em todo o estado de Pernambuco prefeitos sorriram com a possibilidade de aumentar suas verbas sem questionar se estariam prontos para receber essa demanda e ofertar a todos uma educação de qualidade. Em Recife faltam vagas nas escolas e em algumas cidades interioranas faltam de tudo, desde carteiras para que os jovens sentem até transporte. O assunto é tão sério que foi tema de artigos de Noelia Brito, que o leitor pode conferir aqui: http://noeliabritoblog.blogspot.com.br/
A Escola Cônego Emanuel Vasconcelos é a única da rede estadual em Venturosa a atender alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, e possui média mais elevada que a das escolas da rede municipal de Venturosa que atendem a mesma modalidade de ensino. Não estamos esquecendo do esforço e da dedicação de professores e gestores das escolas públicas municipais para a melhoria da educação, mas defendendo o direito de pais e familiares de escolher onde seus filhos irão estudar. 
Ao mesmo tempo que parabenizo todos os alunos, professores, funcionários e equipe gestora da Escola Cônego Emanuel Vasconcelos, peço que pais, familiares, alunos e todos que possam fazer parte dessa história ajudem-nos em nossa luta para manter viva essa Escola que tanto representa para a nossa cidade.

ESCOLA DE REFERÊNCIA QUITÉRIA WANDERLEY SIMÕES.

A Escola de Referência em Ensino Médio Quitéria Wanderley Simões continua contribuindo de forma decisiva na formação de nosso jovens. Os sucessivos prêmios de gestão e o envio de alunos para intercâmbio são apenas sinais de que seus professores fazem um ótimo trabalho.
Enquanto a média de proficiência média da rede estadual em Matemática é de 258,3 a EREM Quitéria Wanderley Simões registrou 280,3. Em Língua Portuguesa a média da rede é 255,0 e a da escola foi de 263,4.
Todos os dados podem ser conferidos detalhadamente aqui:
Emerson Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!