quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DO G1: Cidades do interior guardam tradição do carnaval pernambucano



O carnaval tem origem ancestral em festas de povos antigos que celebravam fenômenos astronômicos e o início ou término de ciclos naturais. Outros elementos foram agregados à festa ao longo do tempo e um dos que se fixou mais fortemente nos folguedos carnavalescos de Pernambuco foi a máscara. No estado, várias manifestações populares fazem uso desse acessório para brincar e desfilar o carnaval, levando alegria e tradição para cidades do interior do estado. Em cidades como Bezerros, Triunfo e Pesqueira, os papangus, caretas e caiporas, respectivamente, fazem a festa de Momo. Eles saem pelas ruas num grande desfile de máscaras e fantasias coloridas.


Caiporas de Pesqueira



O carnaval de Pesqueira, município localizado a 212 km do Recife, é conhecido pela irreverência dos caiporas, que dão o tom da festa na cidade. Segundo o historiador Leonardo Dantas, os caiporas são personagens que migraram do bumba-meu-boi, que possui 48 figuras. “As figuras do bumba-meu-boi brincam o São João, mas arrumam um jeito para brincar o carnaval, modificam a história e continuam. O caipora é um dos bichos da mata que vem para a rua durante o carnaval”, conta.

Uma das histórias contadas sobre os caiporas de Pesqueira é que eles são assombrações que pregam peças em caçadores. A fantasia do caipora é composta por paletó, gravatá e um saco de estopa usado como máscara, que cobre da cabeça à cintura. A troça carnavalesca Os Caiporas, criada em 1962, também aproveita a fama do personagem e anima os foliões na cidade de Pesqueira. O que era uma lenda assustadora passa a ser uma grande diversão com homens, mulheres e crianças brincando juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!