sábado, 12 de janeiro de 2013

AO BEM AMADO POVO DE SUCUPIRA AS METAS DO MEU GOVERNO.

Uma breve explicação antes do post.

Acho necessário uma nota introdutória para não ser acusado se subversivo, agitador ou "revoltado". Os grandes mestres da literatura ensinam que o particular é universal, e é o universal que faz a história se fixar em nossa mente e ser perpetuada de geração em geração. O vagabundo de Chaplim, o menino morando dentro de um barril de Bolãnos e tantos outros tratam de elementos que podem e estão presentes em todos os locais. Falam do mundo sem sair do seu pais, podendo estar em qualquer rua, em qualquer esquina, e assim espalham sua sabedoria com bom humor, nos fazendo pensar e refletir sobre a sociedade em que vivemos.

O Brasil é uma democracia muito recente e ainda sofre com o descaso dos seus governantes. Maus políticos podem ser encontrados em todos os estados e regiões desse país, e poucos encarnaram tão bem essa figura quanto o personagem Odorico Paraguaçú.

A Wikipédia tem um verbete sobre Odorico:

Odorico Paraguaçu é uma cômica personagem ficcional criada pelo dramaturgo brasileiro Dias Gomes e vivido, na televisão, pelo ator Paulo Gracindo.

Apareceu pela primeira vez na peça de teatro Odorico, o Bem Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte, encenada pela primeira vez em 30 de abril de 1969 no Teatro de Santa Isabel, no Rio de Janeiro, com o ator Procópio Ferreira na pele da personagem.

Prefeito da cidade de Sucupira, o personagem se caracteriza por sua obsessão em inaugurar o único cemitério da cidade, construído como a principal promessa de sua campanha para prefeito, já que, sempre que morria alguém na cidade, o corpo devia ser levado para a cidade vizinha para ser enterrado. O problema de Odorico é que, após a inauguração do cemitério, ninguém mais morria. Desesperado, esta situação fez com que tomasse iniciativas macabras para concretizar sua promessa, provocando cômicas situações. No final, Odorico Paraguaçu é morto por Zeca Diabo (Lima Duarte/José Wilker) e inaugura o cemitério e de vilão passa a mártir.

No teatro e cinema o personagem foi vivido também pelo ator Marco Nanini. Na televisão, o primeiro a interpretá-lo foi Rolando Boldrin.

A Rede Globo dividiu o filme O Bem Amado e fez uma minissérie em quatro capitúlos que foi ao ar de 18 de janeiro a 21 de janeiro de 2011.

Não quero comparar-me aos mestres da literatura, mas numa noite insone o discurso que poderia muito bem estar na boca de Odorico me veio à cabeça. Ele não cabe apenas em Odorico, ele pode muito bem se fazer presente nos lábios de vários prefeitos Brasil adentro. Espero que antes de se sentirem ofendidos, os que possam se incomodar com as palavras reflitam se não é tempo de mudar de atitude ao invés de se revoltar com quem simplesmente quer provocar o diálogo e a reflexão.




FALA AO POVO DE SUCUPIRA

Povo de Sucupira! Meus conterrâneos!

Saúdo-vos exemplarmente com todos os adjuntórios e merecetórios cumprimentos! É de salutar importância comunicar a ideia sapientar que brotou nas fontes ilumadas deste servo vosso! O projeto que temos é um projeto de Nação! Vamos revolucionar a educação, a saúde e a segurança pública. Percebi que o dinheiro com a educação é mal gasto. Se gastam horrores com livros, cadernos e fardas. E ainda tem que se pagar os professores, povo sem educação que quer aumento e direitos! Onde já se viu, emperrar o desenvolvimento de nossa terra querendo ganhar o suficiente para se manter em apenas uma escola? Querer salas de aula com trinta alunos quando nelas cabem cinquenta? Querer merenda variada quando bolachas, suco de saquinho e macarrão com sardinha nutrem tão bem nossos jovens? Isso é um atraso atrasante e galopante à nossa nação!

Por isso digo que os professores se contenham e colaborem. Vamos economizar e evitar o desperdício de papel, canetas, lápis e do dinheiro que seria gasto com salários. Ensinem os alunos apenas o necessário e evitem o desperdício de ideias.

O dinheiro da saúde também tem sido gasto da forma errada meus queridos sucupirenses. Gasto com remédios e médicos. Nosso povo não pode ter uma mentalidade doente, tem de exercitar o pensamento positivo. Então meu amado povo: pensem em saúde e não adoeçam. Para que contratar vários médicos? Dois ou três servem para que todos entendam que não podem adoecer. Horas numa fila vão educar nossa gente a ver que a saúde é um dom de Deus e assim cuidarão melhor dela! Imaginem quanto dinheiro iremos economizar!

A segurança pública também será reformada. Vou dar apitos aos guardas e quando algum crime acontecer eles poderão fazer barulho para que todos tranquem suas casas. Não vamos gastar com armas e munição, já vivemos num mundo muito violento e não queremos que piore!

Com meu programa de governo revolucionário tudo vai mudar! Para quê gastar dinheiro com iluminação pública? Cada cidadão deve contribuir com o meio ambiente e comprar uma lanterna! O planeta agradece e toda a Sucupira também!

Com tanta economia podemos investir na contratação de novos secretários, cargos comissionados e técnicos para fazer um governo ainda melhor. Podemos comprar um carro novo para o gabinete, repintar os prédios públicos, aumentar as diárias e dar empregos a partidários competentes! É assim que se faz um governo moderno e participativo!

Vamos exportar nosso modelo para o estado e para o país desfrutemos do merecetório desenvolvimento.

Viva Sucupira! Viva o progresso!

Odorico Paraguaçú.
Prefeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!