quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Prefeitos do NE sem condições de pagar 13° salário?


A dificuldade em pagar o 13° salário aos servidores públicos não está só em Pernambuco. Como foi noticiado, hoje, pelo principal portal de notícias do Ceará, o Diário do Nordeste, as prefeituras cearenses também encontram problemas no equilibrio das contas públicas e isso está refletindo diretamente no pagamento do 13º salário dos servidores municipais.
O prazo para o adiantamento da primeira parcela, previsto em Lei, venceu no último dia 30 de novembro e muitos servidores ainda não receberam.
Prefeitos alegam diminuição dos repasses públicos, mesmo assim, há cidades que conseguiram cumprir com o programado. Só até as 11h de ontem, o Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT) recebeu denúncias contra seis municípios, por conta desses atrasos.

NOTAS DO BLOG

O não pagamento do 13º a servidores não se justifica. Muitos prefeitos são perdulários com o erário público, gastam na divulgação do próprio nome, com carros novos para a frota, com viagens, com o aumento do próprio salário e do primeiro escalão do seu time e loteiam os cargos públicos com o fim de se manterem no poder. O "inchaço" nas folhas de pagamento e verbas mal geridas acarretam o quadro que se espalha no Nordeste: várias prefeituras que alegam não terem condições de pagar o 13º salário aos seus servidores.

Parte da mídia pernambucana parte em socorro "dos pobres" prefeitos, culpando o governo federal por queda nos repasses por conta da redução do IPI, só que muitos prefeitos conseguiram pagar a primeira parcela em dia e outros pagarão o valor integral em parcela única. O que dizer então se uns conseguem e outros não? O óbvio! Que alguns têm maior compromisso com a coisa pública e sabem administrar e outros se perdem nos entraves do caminho que escolheram trilhar.

Certos comentaristas erram ao dizer que a população é cúmplice nos erros dos seus políticos. O povo acredita em determinado candidato e lhe confere  o poder de representá-lo e é lesado quando este não cumpre com o que prometeu.

Caso não ocorra o pagamento do 13º salário em alguns municípios do Nordeste, cabe ao povo a revisão do hábito de assinar cheques em branco para seus candidatos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!