quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ATENÇÃO! Atendimentos do Detran agora devem ser agendados pela internet.


Por meio de nota, o Detran de Pernambuco (Detran-PE) informou que o cidadão que precisar buscar atendimento depois do próximo dia 10 de dezembro deverá agendá-lo exclusivamente pela internet. O agendamento será feito para os serviços na áreas de veículos e habilitação de condutores.

A marcação de atendimento já pode ser feita a partir desta terça-feira (2), através do site do órgão: www.detran.pe.gov.br.
A única exceção fica por conta da entrega de documentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seja a primeira ou a segunda via, ou a documentação de veículos: Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), por exemplo. Somente nesses casos é necessário o comparecimento presencial.
Estarão disponíveis, a partir desta terça-feira na base de dados do Órgão, vagas para todo o mês de dezembro. A disponibilidade de vagas é gerada em fluxo contínuo com base em estudos das variações diária e mensal da média de atendimentos.
Há três tipos de atendimentos realizados pelo Detran: os que podem ser realizados completamente pela internet, como a emissão da CNH definitiva, a 2ª via da CNH e Permissão Internacional para Dirigir (PID). Nesses casos, o agendamento pode ser feito completamente online e o cidadão  só precisa comparecer à unidade do Detran para retirar o documento.
Existe também o caso em que o atendimento é feito em parte pela internet e presencialmente, como a mudança e adição da categoria da CNH. Nesses casos, o usuário pode informar seus dados e emitir os boletos de pagamento de taxas pela Internet, só precisando comparecer ao DETRAN para coleta de impressões digitais e fotografia ou comparecer a uma clínica credenciada para avaliação médica e/ou psicológica. Mas, estas etapas presenciais obrigatórias por Lei, podem ser agendadas pela Internet. Nesse caso, o agendamento está incorporado ao formulário de abertura do serviço online.
Por último, há os serviços em que é requerido o atendimento presencial. Para estes casos, o cidadão pode agendar, pelo site do DETRAN, dia, hora e local do atendimento.
O Detran informa ainda que as pessoas que agendarem o atendimento pela internet devem comparecer à sede do órgão com 15 minutos de antecedência portando documentos de identificação atualizados e legíveis, além do comprovante impresso do agendamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!