segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

BRASIL TEVE IMPORTANTE PAPEL NA APROXIMAÇÃO HISTÓRICA ENTRE ESTADOS UNIDOS E CUBA

EUA-Cuba:Brasil teve papel importante, diz embaixador
Há um ano representando o Brasil em Havana, o embaixador Cesário Melantonio não revela detalhes, mas assegura que o País teve uma 'participação importante' na aproximação entre Estados Unidos e Cuba. Ele diz, em entrevista ao Estado de S. Paulo, neste domingo 21, não ter sido pego de surpresa com o anúncio, mas admite que ele era esperado para 2015. 'Mas esse tipo de operação só funciona se houver segredo', avalia.
Questionado se incomoda a crítica de que o Brasil não foi protagonista no episódio, respondeu: 'Não, porque isso é totalmente falso. Não vou entrar em detalhes, mas o Brasil teve uma participação importante nesse processo, e não é de hoje. O Brasil nunca participou como moderador, como foram o Vaticano e o Canadá. Mas vem facilitando esse tipo de contato. Não é verdade que o País não usou seu peso'.
O investimento no Porto de Mariel, com financiamento do BNDES, foi uma das maneiras de o Brasil fortalecer a reaproximação, segundo Melantonio. Ele afirma não 'excluir', nem 'negar' a leitura ideológica na presença do Brasil na ilha. Em sua avaliação, a aproximação é sinal de que o governo Obama resolveu dar mais atenção à América Latina. O país estava isolado na América Latina e na do Norte, diz ele.
Ao falar sobre o mercado cubano, afirma que 'são importantes as possibilidades de usar o Porto de Mariel, o primeiro de três que serão zonas exclusivas, com benefícios fiscais. Serão construídos mais dois em locais ainda não definidos. A ideia é usar Cuba como trampolim para reexportação. Essa é a estratégia para atrair empresas. Antes dessa aproximação com os EUA, Mariel tinha dimensão menor'. Leia em entrevista ao Estadãoa reportagem na íntegra. (Do Portal Brasil247)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!