quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

MOMENTO HISTÓRICO EM PESQUEIRA. SIL XUKURU É O PRIMEIRO VEREADOR ÍNDIO A PRESIDIR UMA CASA LEGISLATIVA EM PERNAMBUCO


O vereador de Pesqueira Sil Xucuru (PT) é o primeiro índio a presidir uma casa Legislativa em Pernambuco (há quem afirme, na cidade, que se trata do pioneiro no país).
Ele foi eleito em sessão na noite dessa segunda-feira (15). Derrotou o atual presidente, Tito França (PSB), que concorria à reeleição. Venceu por 9 votos 6. O bate-chapa manteve o preefeito da cidade, Evandro Maciel Chacon (PSB), neutro. Isso porque ambos os concorrentes integram a base do governo. Sil, cujo nome é Jucenildo José Simplício Freire, tem 42 anos, está no primeiro mandato e foi o vereador mais votado de 2012. Recebeu 1.844 votos, o que já mostra o poder de articulação política do povo Xukuru, mas ninguém se engane que somente os índios votaram em Sil. Seu capital político também é sentido na cidade de Pesqueira.
A posse de Sil Xukuru ao mais alto cargo da Casa acontece no dia 1º de janeiro. O mandato cobrirá o biênio 2015/2016.
A posse de Sil representa o sopro de novos ventos na política pesqueirense e o desejo por parte de seus legisladores de abrir a casa para o contato mais próximo com o povo.
Os nove vereadores que votaram em Sil desejam debater com a população projetos que beneficiem a cidade de Pesqueira. Segundo um deles: “Ele (o presidente eleito) não vai decidir sozinho sobre a situação da casa. Resolvemos nos juntar e lutar por projetos e investimentos para a cidade”, disse. “Vamos atuar em conjunto na busca por respaldo de  deputados que têm base no município. Vamos trabalhar e tomar e decisões com unidade”, completou em entrevista por telefone.
Informações do Blog Pesqueira em Foco dão conta de quea disputa foi muito tensa, depois de adiamento da eleição, discussões calorosas em plenário e até acusações de impetrar ação na Justiça contra o presidente”.
Ver o índio no mais alto cargo do legislativo municipal em Pesqueira é algo inusitado. Fosse dito isso alguns anos atrás e o emissário da ideia seria instantaneamente hostilizado. Graças a Deus, os tempos são outros! Que o índio Sil Xukuru sirva de exemplo de boa política, aquela que é voltada aos interesses da coletividade. Que a sua legislatura possa inspirar positivamente os movimentos sociais, lideranças comunitárias e a população em geral a ingressar na vida política, debater sobre os problemas de suas comunidades e interferir de forma positiva na luta pela superação das desigualdes.
Como dizem os próprios Xukurus, que em seu exemplo ele possa agradecer ao Rei do Ororubá pela força e a coragem para lutar.
Emerson Luiz
Com informações do Diário de Pernambuco e do blog Pesqueira em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!