quarta-feira, 24 de setembro de 2014

NOVA PESQUISA IBOPE DÁ DILMA NA FRENTE NO PRIMEIRO TURNO E ARMANDO EM EMPATE COM CÂMARA. A VIRADA VEM AÍ?


A pequisa do Ipespe, que apontou uma dianteira de 10 pontos percentuais para o candidato do PSB, já pode ser esquecida. A nova pesquisa do Ibope para governador divulgada ontem pela TV-Globo e hoje pelo Jornal do Commercio mostra um cenário de empate técnico entre Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB). O socialista aparece com 39% contra 35% do trabalhista num levantamento com margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
O Ibope surpreendeu muita gente, principalmente os entusiastas do PSB, porque não confirmou a tendência de distanciamento do candidato Paulo Câmara para Armando Monteiro. Armando Monteiro cresceu três pontos e continua vivo na disputa. O que está ocorrendo de novidade no cenário estadual? Um dado é inquestionável: a onda Marina era uma bolha que está prestes a estourar.
Dilma colocou pelo Ibope nove pontos de dianteira em cima de Marina no primeiro turno e no segundo turno já está, numericamente, à frente da socialista – 43% a 42%. Marina já chegou a colocar sete pontos de vantagem no segundo turno, mas acabou recuando em todos os levantamentos graças ao bombardeio na propaganda eleitoral.
No estado de Pernambuco Marina liderava com folga e agora também está atrás de Dilma. 
A onde de comoção tão explorada pelo PSB agora está utilizando, de forma apelativa, a imagem da família de Eduardo Campos. Dona Renata gravou guia eleitoral e João Campos tem discursado em palanques apelando para que votem em quem resolvia "as broncas pesadas do pai".
Nas palavras de Paulo em debates só aparece o nome de Eduardo, sem propostas inovadoras, sem correções de erros, sem nada de concreto a oferecer ao povo pernambucano que uma homenagem póstuma a um líder político morto em um acidente trágico.
Armando Monteiro representa uma mudança saudável e necessária, com projeto de governo e propostas para saúde, educação, infraestrutura, descentralização dos serviços de saúde e desenvolvimento do interior. Temas que deveriam estar na pauta do debate e no discurso de Paulo.
Talvez mais uma visita de Dilma e Lula ao estado e bons desempenhos nos debates televisivos possam dar a Armando o que ele precisa: um ponto que permita ao povo de Pernambuco comparar os dois candidatos e os seus respectivos projetos.
A homenagem póstuma ou o avanço necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!