sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Datafolha: Dilma abre 13 pontos; venceria segundo turno 47 a 43%


Em nova pesquisa DataFolha Dima sobe 3 pontos, atingindo 40 e Marina cai mais 3, chegando a 27, o mesmo capital político que já possuía. Aécio Neves aumentou mais 1, somando 18. O Datafolha registra a tendência de queda de Marina já apontada por Ibope e Vox Populi. Após o declínio da comoção popular pela morte de Campos, Marina passou a se mostrar como é, cheia de contradições e defensora de uma proposta neoliberal que põe em risco as conquistas sociais implantadas a partir da era Lula. 



Na sondagem do segundo turno é a primeira vez que o DataFolha registra o distanciamento de Dilma e Marina, com vitória da presidente. Vox Populi já havia feito isso e o Datacaf também. A propaganda petista acertou em cheio ao traduzir o que o programa de Marina significa na prática: um quarto poder na mão dos banqueiros, o possível fim de programas sociais devido ao papel reduzido dos bancos estatais, desemprego e recessão para assegurar o lucro de empresas e bancos privados, fora o servilismo em relação aos Estados Unidos e o distanciamento do Mercosul.

O povo voltou a pensar nas conquistas que conseguiu e que não quer ameaçar ao eleger alguém que muda de opinião ao sabor do vento, como Marina, e que está disposta a mudar até mesmo a CLT para agradar ao mercado em detrimento dos trabalhadores. 

Nem mesmo a campanha negativa de canais como Globo e SBT e de revistas tendenciosas como a Veja (que terá de conceder direito de resposta ao PT por publicar inverdades) conseguiram tirar da população o reconhecimento de que o país avançou nos últimos doze anos.

A pesquisa DataFolha pode ser lida como uma tendência. A de que assim como a esperança venceu o medo, a verdade há de vencer a mentira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!