sexta-feira, 4 de maio de 2012

O que rola no blog


Os comentários aqui transcritos foram publicados na postagem: 

Festa do Trabalhador é Sucesso Absoluto


Estive acompanhando os ultimos comentarios nos blogs de Venturosa e fico triste com a linha que tem tomado "extremamente politico" perdendo o verdadeiro sentido deste meio de comunicação que é de informar democracia.... e fica o jogo de leva e tras, as criticas são importantes agora ameaças e calunias não e quando se torna "a politico" ou seja de interesse exclusivo dos blogueiros fica dificil e se torna inútil. sei que possivelmente esta materia nao será publicada, mas se for será um voto a democracia.
ResponderExcluir
Respostas
  1. Olá meu amigo, bom dia e obrigado pela sua visita!

    Gostaria de responder a algumas de suas colocações.

    Realmente alguns blogs tem tomado a postura do "leva e trás" e outros do "só leva". Mas isso faz parte do jogo democrático da liberdade de expressão. O que não podemos concordar é com comentários maldosos, difamatórios e caluniosos focados em pessoas. O bom uso da liberdade de expressão se foca em ideias, fatos e acontecimentos. Jamais em pessoas.

    O sentido de qualquer meio de comunicação é informar. Ser democrático é aceitar a existência da pluralidade de ideias e respeitar seus emissores. Não implica em hospedá-las como se fossem suas. "Quem cala consente", não é verdade?

    O termo "a político" ou "apolítico" se refere a completa aversão a respeito do processo e do debate político. Como cidadãos, todos somos políticos. Queremos o melhor para nossa comunidade, para nossa cidade e para a nossa nação e isso só se torna possível por meio da boa política.

    Não entendi como um blog pode ser tornar "a político, ou seja, de interesse exclusivo dos blogueiros" e com isso tornar-se "inútil".

    Escrevo sobre política, mas esse não é um blog extremamente político. Aqui o amigo navegante encontra mensagens de otimismo - Para refletir - Charges, vídeos, entrevistas como a realizada com o poeta Lorinaldo Vitorino, enquetes e artigos escritos por pessoas que acompanham esse blog - meus valioso e estimados colaboradores. Agora se o amigo anônimo só consegue enxergar e ler política...

    Há outros blogs que falam sobre Venturosa. Um que não filtra comentários e permite os mais vis crimes contra a dignidade da pessoa e que inclusive já atacou e denegriu o titular deste blog. Há outro criado apenas para divulgar ações do Poder Executivo e exaltar um grupo. Os navegantes são livres para acompanhar qualquer um, ou todos eles. Não creio que nenhum deles seja inútil. Todos apresentam pontos de vista diferentes sobre os acontecimentos. A única coisa que condeno e sou contra é o ataque pessoal protegido pelo anonimato.

    Este blog nunca ameaçou ou caluniou ninguém. Ao contrário, tem se esforçado para divulgar diversas opiniões.

    Como é um blog pessoal, não há como procurar uma neutralidade. Nenhum ser humano é neutro. Falamos e escrevemos de acordo com o que percebemos e sentimos e nisso não há neutralidade.

    Julgo que fiz um trabalho importante ao dar ênfase a greve dos professores; ao reajuste do Piso Nacional do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde; Aos Recursos do PAC 2; as ameaças de demissão e por última a presença de pessoas ligadas ao poder público fotografando e filmando os populares que estavam presentes no Bingo do Trabalhador. Isso impede que se apropriem do trabalho alheio e divulguem tudo como mérito de uma só pessoa ou de determinado grupo. Isso é informar e não caluniar.

    É a pluralidade de opiniões que faz parte da democracia. Informar o que realmente ocorre e não apenas o que alguns gostariam de ler.

    Há algumas coisas das quais me orgulho com este blog:

    - Nunca denegri a imagem de ninguém para atrair leitores.
    - Nunca hospedei comentários que denegrissem ou acusassem ninguém.
    - Nunca forjei comentários quer a favor quer contra o autor, suas postagens ou alguns dos seus entrevistados.

    É mais do que pode ser dito sobre aqueles que atacam este blog e seu autor.

    Agora sobre a publicação ou não do seu comentário retornarei a algo que já expressei antes: IDENTIFIQUEM-SE E OS COMENTÁRIOS SERÃO PUBLICADOS AUTOMATICAMENTE.

    Não me refiro apenas a este comentário "anônimo", mas há vários outros. É muito fácil tecer críticas, acusações e levantar falsos escondido. Digno é dizer o que pensa e dar ao outro o direito da resposta.

    O que sempre fiz e continuarei fazendo.

    Cordialmente,

    Emerson Luiz

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário removido foi transformado em postagem sobre acordo entre Ministério Público e governo municipal para criação de casa de abrigo em Venturosa.

      Excluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!