sábado, 19 de maio de 2012

Entre a falta de água e a falta da boa água. Um abordagem sobre a Barragem da Ingazeira em Venturosa

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." (Thomas Fuller)


RETROSPECTO DA ESTIAGEM E SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

Vários órgãos governamentais declararam que esta é uma das piores secas registradas nos últimos quarenta anos. A última estiagem desse porte ocorreu em 1998, quando a população da cidade de Venturosa foi abastecida por caminhões pipa. Nesse mesmo ano o DPNET publicava a notícia: "Água contaminada em Venturosa" (11 de maio de 1998), alertando para a presença de cianofíceas, que são capazes de liberar toxinas, podem contaminar mananciais de água sem que o tratamento de água tradicional e tampouco a fervura sejam eficazes para o tratamento. 

A reportagem associava a má qualidade da água na região atingida pela seca as mais de 60 mortes registradas no Instituto de Doenças Renais de Caruaru. As cidades citadas eram Tuparetama, Carnaíba, Venturosa e Custódia.

Quatorze anos se passaram e o fantasma da seca volta a assombrar a região. No dia 15 do corrente mês 79 municípios decretaram situação de emergência devido aos problemas causados pela grave estiagem. São eles: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Casinhas, Cedro, Cumaru, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Garanhuns, Granito, Iati, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itaiba, Itapetim, Jatobá, Jucati, Jurema, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Poção, Pombos, Quixabá, Riacho das Almas, Salgueira, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaimbó, Terezinha, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama, Verdejantes e Vertentes.

Com o decreto, assinado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e pelo Ministério da Integração Nacional, as localidades recebem três políticas emergenciais do governo federal: o seguro do Garantia-Safra, o Bolsa Estiagem e a liberação do crédito para os agricultores, financiado pelo Banco do Nordeste.

O município de Venturosa ainda não foi listado no Diário Oficial da União como el estado de emergência, mesmo com várias localidades já dependendo do abastecimento de caminhões pipa. 

Sítio Campo Grande em Venturosa - PE


A SITUAÇÃO ATUAL DA BARRAGEM DA INGAZEIRA



O município de Venturosa encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema. Seus principais tributários são os rios: Ipanema, dos Bois e Cordeiro, além dos riachos: do Meio, Carrapateira, da Luiza, das Cabeceiras, Chã de Souza, da Pedra Fixe e Simeão. A principal fonte de abastecimento de água é a barragem da Ingazeira, projetada para comportar 4.800.000m3 de água. 

A barragem vem sofrendo há anos com as falhas humanas. A rede de esgoto da cidade é lançada no curso dos seus afluentes, além da mesma receber parte da água de um açude - totalmente poluído - na época das chuvas. Em relatório do IBGE publicado em 2008 já apontava para o assoreamento dos cursos de água e a constante poluição da água no município de Venturosa.

Imagem área do açude de Venturosa - o local recebe os dejetos da cidade. Quando ele transborda suas água são levadas até a barragem da Ingazeira.

Em alguns relatórios e teses acadêmicas a água da Ingazeira já chegou a ser apontada como imprópria para o consumo. Hoje, devido as modernas técnicas de tratamento, a água proveniente dessa barragem pode ser utilizada para várias finalidades desde que não seja ingerida.

Os longos meses de seca agravaram a situação da barragem. O nível de suas águas baixou muito, além disso, a água assumiu uma coloração bastante esverdeada e de acordo com um dos moradores "provoca rachaduras nos pés e inflama as feridas da gente".  




Os moradores dessa localidade tem como principal fonte de renda o trabalho nos plantios de tomate e o a participação na colônia de pescadores.
A exposição a agrotóxicos, além de problemas de saúde para os trabalhadores também pode ocasionar contaminação dos veios de água.   Segundo populares essa atividade tem decaído por conta da crescente diminuição dos níveis de água.

Pescadores também já reclamam da falta de peixes. Um dos poucos em condições de comercialização é o piau, um peixe um pouco que a piaba.

A vila da Ingazeira consome a água tratando-a apenas com cloro e segundo os relatos colhidos alguma pessoas a utilizam sem tratamento algum.

Dali é comum sairem caminhões pipa que revendem essa água sem qualquer tipo de tratamento. Ao serem indagados sobre a finalidade daquela água os encarregados pelo caminhão responderam: "É para o gado".

Mas há possibilidade que outras pessoas vendam essa água e que ela seja utilizada por pessoas.

De acordo com funcionários da COMPESA a barragem pode resistir vários meses sem chuva, mas é chegada a hora das autoridades municipais e estaduais começarem a pensar na preservação dos córregos e rios, na coleta do lixo, na conscientização da população e em ações que revitalizem e despoluam a barragem.

A Terra é nossa mãe e o destino dela será o destino de todos nós.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!