terça-feira, 8 de maio de 2012

ARIANO SUASSUNA PODERÁ VIR A VENTUROSA


Ariano Suassuna encanta plateia de Lagoa da Cruz com sua aula espetáculo

Do  portal da GRE

Créditos: Alyne Pinheiro


O teatrólogo, romancista e Secretario de Assessoria ao Governador, Ariano Suassuna emocionou o público na escola Tomé Francisco da Silva, situada em Lagoa da Cruz, distrito de Quixaba, sertão do estado. Alunos, professores e convidados assistiram a aula espetáculo intitulada, Tributo a Capiba, que aconteceu na última terça-feira (24) e teve um público de aproximadamente 1200 pessoas.
A ideia foi homenagear os municípios em que os setores de educação e saúde tiveram destaque no processo de desenvolvimento do Estado. A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva foi escolhida por Ariano Suassuna por ser referência no ensino público e por ter um carinho especial pelo lugar.  A escola alcançou 100% no Idepe (Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco), e se destacou mais uma vez com a aluna Natalia Duarte, que passou em quatro vestibulares, e quer seguir a carreira de medicina e ser uma futura neurologista.
Ariano, aos seus 85 anos, foi recebido pelos alunos vestidos com trajes inspirados em seus personagens e pela Banda Marcial São Sebastião, tocando a Oração de São Francisco. O teatrólogo mostrou-se muito emocionado com as homenagens prestadas a ele. “É a coisa mais bonita que já vi, estou muito feliz e agradecido. Me sinto recompensado  em ver a juventude com todo esse vigor. Sou um grande admirador do povo brasileiro”, enfatiza Suassuna.  
Os alunos também confeccionaram banners em que apresentavam resumos das  obras de Ariano, dentre elas o Romance da Pedra do Reino, O Santo e a Porca, O Alto da Compadecida. Também exposto no hall da escola, estava o poema confeccionado por alunos do terceiro ano, onde se lia “Por isso, caro Ariano, ouça o nosso recado, a sua presença aqui, deixa-nos emocionados”.
No espetáculo, o romancista retrata situações engraçadas de sua vida e mostra como é rica a cultura brasileira; além disso, apresenta músicas compostas por Capiba e por Ariano, emocionando a plateia. “É um show muito especial e impressionante, foi a primeira vez que assisti e estou encantada”, diz a ex-aluna Natália Duarte.
Próximos espetáculos - Os próximos municípios a receber a aula-espetáculo são as cidades de Dormentes, Trindade, Terezinha, Frei Miguelinho, Belém de Maria e Jatobá, essas obtiveram resultados positivos no Idepe, e entre os municípios que se destacaram na área da saúde, por meio do projeto Mãe Coruja, estão Itapetim, Solidão, Buíque e Venturosa.

SAIBA O QUE É O PROGRAMA MÃE CORUJA - MAIS UMA INICIATIVA DO GOVERNO DO ESTADO




Criado em 2007, por meio do decreto de n° 30.859, o Programa Mãe Coruja Pernambucana está presente em 103 municípios do Estado. O objetivo é garantir uma boa gestação e um bom período posterior ao parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável. A ação busca reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família.

Em 2009, o governador Eduardo Campos transformou o Programa em Lei, por meio da Lei de N° 13.959, de 15 de dezembro de 2009. Com uma rede de ações intersetoriais que inclui o trabalho de sete secretarias de Estado, o Programa atua nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social e assistência. As ações são desenvolvidas por meio dos Cantos Mãe Coruja, espaços físicos que estão presentes em todos os municípios com mortalidade acima de 25 para cada 1000 nascidos vivos.

Cada canto Mãe Coruja conta com dois profissionais para cadastrar e acompanhar as gestantes e seus filhos, articulando as ações das diversas secretarias estaduais, municipais, sociedade civil organizada e parceiros, criando assim uma rede solidária para o cuidado integral da gestante, filho e família. No sentido de monitorar, visualizar necessidades e encaminhamentos, foi criado um sistema de informação por onde se faz o monitoramento das ações.

O Programa tem como objetivo cuidar da gestante e da criança, através da articulação com a rede de saúde existente no município e após o nascimento, a criança também passa a ser acompanhada pelos profissionais dos Cantos Mãe Coruja até completar cinco anos de idade.

Além da implantação e equipagem dos Cantos Mãe Coruja, o Programa investe também na estruturação de equipamentos para utilização nas maternidades por meio de convênios com os municípios. Dentro das ações desenvolvidas pelo Programa, mantém-se um calendário de capacitações para profissionais de saúde dos municípios onde o Programa atua, nas áreas de: saúde da mulher, parto humanizado, imunização, aleitamento materno, segurança alimentar e nutricional, monitoramento da criança de risco, entre outros. Há, também. o incentivo a investigação do óbito materno, fetal e infantil.

Atualmente, o Programa tem cerca de 7.374 mulheres e 29.102 crianças cadastradas e acompanhadas (dezembro/2011). Ao todo, 66.044 mulheres foram cadastradas na iniciativa desde o início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!