sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reproduzo texto do Balaio do Kotscho

Será que vão colocar um guarda em cada casa brasileira para fiscalizar como os pais educam seus filhos?
Quem vai decidir se a palmada foi apenas pedagógica ou uma agressão ao menor de idade?
Outro dia escrevi aqui que o ano político de 2011 já acabou, não deveríamos esperar mais nada. Nossas excelências, porém, têm uma inesgotável capacidade para nos surpreender. Quando você pensa que esgotaram seu estoque de bobagens, sempre são capazes de criar mais uma.
É o caso desta patética Lei da Palmada aprovada por uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados na quarta-feira, que prevê sanções para os pais e até o seu afastamento dos filhos.
Como se não tivessem mais nada para fazer, e a educação nas escolas públicas e privadas já tenha atingido tal nível de excelência, os nobres parlamentares agora resolveram cuidar da educação dos nossos filhos dentro de casa.
Será que ninguém foi capaz de alertá-los sobre o ridículo desta iniciativa? Cadê a nossa combativa imprensa que se limitou a registrar o fato como se fosse a coisa mais normal do mundo o Estado interferir na forma como educamos os nossos filhos?
Para começar, vivemos num país tão heterogêneo em matéria de hábitos e costumes, que varia de uma classe social para outra, de região para região e até de um ramo da família para outro. Temos pais mais enérgicos e pais mais omissos na educação dos filhos, assim como temos professores mais generosos e outros mais exigentes. E daí? Vamos agora padronizar tudo?
Estabelecer uma regra geral em que cada juiz decidirá conforme seus próprios critérios é o cúmulo do arbítrio e da falta de bom senso.
O Estatuto da Criança e do Adolescente já estabelece todas as formas de proteção aos menores indefesos _ev e as respectivas penas para quem desrespeitar as leis. Para que mais uma lei, uma dessas milhares de leis criadas pelo Legislativo para não serem cumpridas, que não servem para nada? Apenas para ocupar o tempo ocioso dos nossos representantes?
E quem protegerá os pais e professores agredidos diariamente por crianças fora de qualquer controle na busca de recursos para comprar drogas? A Lei da Palmada vai evitar que isso continue acontecendo, vai fazer todo mundo ficar bonzinho e respeitador das leis?
Se for para perder tempo com essas besteiras, o Legislativo já poderia antecipar o recesso parlamentar. Acho que sairia mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!