sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal de Padre Fabio Pereira

Texto enviado pelo meu grande amigo e sacerdote Fábio Pereira dos Santos.



“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de Boa Vontade”(Lc 2,14).

         Eis a grande mensagem da noite de Natal: Paz na terra aos seres humanos de Boa Vontade. Depois de mais de 2.000 anos dessa mensagem notamos que o mundo a cada dia necessita de paz. Quando sou questionado sobre a violência ou falta de paz, recordo dessa frase: “Paz na terra aos homens de boa vontade”. Aí obtenho a resposta. O que falta para que tenhamos paz é boa vontade nos seres humanos. Por isso nunca é demais desejar a paz a todos.
            Esses dias fazendo um estudo encontrei algo na cultura dos Índios Aymara que há séculos habitam as margens do Lago Titicaca, nos Andes. Eles quando falam de paz se referem a sete tipos. Refleti bastante e adaptei para nossa realidade os 7 tipos de paz que tanto necessitamos.
            A primeira é para dentro de si: Consigo próprio, na saúde do corpo e da alma, na  mente lúcida , no prazer do seu trabalho, no amor sentido. Essa é muito importante pois sem ela dificilmente conseguiremos prosseguir em paz.
A segunda é para cima: Paz com a vontade de Deus. Paz com o próprio criador. É a chamada Paz de Espírito. Paz espiritual. É ela que nos garante o caminhar seguro na construção do Reino de Deus e na certeza da paz definitiva.
A terceira paz é para frente: paz com o futuro. Pensar e planejar o futuro sem uma ansiedade que prejudique o presente.  É bom lembrar que os Aymara colocam essa paz como seu passado. Nossa cultura põe o passado para traz. Os Aymara põem o passado para a frente, porque ele é o conhecido, o visto,o vivido. O que se teve de ser certo de vivido.
            A quarta é para trás: Com o passado. Ele já passou não devemos viver atormentados por ele. É importante fazer a reconciliação com o passado.
           A quinta é para o lado esquerdo: com os nossos familiares e os nosso íntimos. O que nem sempre é fácil porém é necessário é vital.
           A sexta paz é para o lado direito: com os nossos vizinhos, companheiros de trabalho, estudo, em fim com todos os que convivemos em nosso cotidiano.
           A última paz é para baixo: com a terra em que você pisa, de onde virá seu sustento. Lembramos que quando poluímos o ar e a água ou quando desmatamos e degradamos a natureza não estamos em paz.
            Desejo a todos e todas que a Paz que Jesus Cristo veio trazer: “A paz esteja convosco” (Jo 20,19) esteja presente em nossa vida e que sejamos portadores dessa paz por onde passarmos. Feliz Natal!  Que o mundo viva e diga a si mesmo: Paz, Pax, Shalom, Pace, Peace, Paix, Salãm, FriendeShanti, Héping, Heiwa, Solh, Kilcoendi, Mup, Hòa, Hasiti, Barış, Paco, Pyonghwa, Binh,  ειρήνη, 平和 ...

Pe. Fábio Pereira dos Santos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!