segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pesquisa IPEC - ITAPUAMA: Nada de novo sob o Sol.

Sábado, 03 de dezembro de 2011. A rádio Itapuama Fm divulgou a pesquisa de intenção de voto e aprovação do governo do prefeito de Venturosa - PE, o sr. Eudes Tenório Cavalcante.

Em sua metodologia o instituto ouviu 220 pessoas, o mesmo número de entrevistados da última pesquisa divulgada.

Desta vez o Instituto divulgou todas as simulações feitas e as mesmas podem ser conferidas no endereço eletrônico http://www.itapuamafm.com.br/site/images/pesquisa/venturosa.pdf

O resultado geral foi este:


P. E se a eleição para prefeito de Venturosa fosse hoje e os candidatos fossem estes (...), em qual deles o(a) sr.(a) votaria? (ÚNICA E ESTIMULADA COM CARTÃO – 06 NOMES)
ALTERNATIVAS TOTAL
Ernandes da Farmácia 46%
Donizete 18%
Ademar da Saúde 13%
Adelson 8%
Ranulfo 8%
Lemos da Loteria 4%
EM BRANCO / NULO 3% NS / NR ( - ) TOTAL / SOMA 100%
Fonte: IPEC - Venturosa, 29 e 30 de novembro de 2011.

Como já anunciado neste blog, o prefeito do município de Venturosa oficializou seu apoio a Ernandes da Farmácia, pré-candidato que teve suas ideias divulgadas na seção "A Venturosa que temos e a Venturosa que queremos".

Em relação a aprovação do Governo os dados apresentados foram estes:


P. De uma maneira geral, como o(a) sr.(a) avalia a administração do prefeito Dr. Eudes até o momento? O(A) sr.(a) diria que está sendo: ótima, boa, regular, ruim ou péssima? (ÚNICA E ESPONTÂNEA)
ALTERNATIVAS TOTAL
Ótima 34%
Boa 36%
Regular positiva 12%
Regular negativa 8%
 Ruim 3%
Péssima 7%
NS / NR ( - )
TOTAL / SOMA 100%
Fonte: IPEC - Venturosa, 29 e 30 de novembro de 2011.

TABELA CONSOLIDADA

Ótima / Boa (POSITIVA) 70%
 Regular 20%
Ruim / Péssima (NEGATIVA) 10%
NS / NR ( - )
TOTAL / SOMA 100%
Fonte: IPEC - Venturosa, 29 e 30 de novembro de 2011


Sem dúvida essa avaliação se dá em reconhecimento da administração do prefeito Eudes Tenório Cavalcante  que destacou-se em comparação com os seus antecessores.

Algumas considerações.

Ao que parece a divulgação da pesquisa foi antecipada para conter possíveis "rachas" no bloco governista. Estranhamente o nome de Ademar da Saúde parece subir nas pesquisas só depois que o mesmo desistiu formalmente da pré-candidatura.

Geralmente pesquisas de intenção de votos para pré-candidatos são feitas para divulgação de nomes e fixação de imagens de líderes populares, sendo consideradas um ótimo instrumento de propaganda política extemporânea.

Embora não seja possível questionar dados científicos não é preciso encará-los como definitivos e imutáveis. A política é a vontade dos cidadãos, e ela pode mudar em favor daqueles que se apresentem como melhores para os interesses e necessidades do povo.

Citarei dois exemplos marcantes: A eleição de Eduardo Campos, que aparecia como derrotado nas pesquisas de primeiro turno e terminou vitorioso nas eleições para governo do Estado de Pernambuco.

Outro exemplo marcante e divulgado neste blog foi a declaração do dono do instituto Ibope há pouco mais de oito meses das eleições presidenciais que dizia que Lula não faria o seu sucessor. O candidato tucano José Serra aparecia liderando as pesquisas pré-eleitorais e terminou perdendo para a sucessora do presidente Lula, Dilma Roussef.

Não questiono aqui a validade da candidatura de Ernandes, mas defendo que a oposição é uma força reguladora do exercício do poder político e deve existir para assegurar a democracia. Cabe a essas forças se organizarem e exercerem dignamente o seu papel. Se elas questionam os números (e é seu direito fazê-lo) que apresentem dados científicos que possam contrapor os apresentados pelo Instituto Ipec.

Este blog continuará noticiando os eventos dos grupos e pré-candidatos e terá sempre um espaço aberto para divulgar as ideias da situação e da oposição. Meu desejo é que no fim todos possam celebrar a vitória da democracia e da cidadania.

2 comentários:

  1. depois desta pesquisa IPEC,que a candidatura do senhor ernandes para sussessao do entao prefeito eudes tenorio cavalcanti ,é certa.agora venturosa tem que crescer com sua cultura que vice -prefeito é acomodaçao ,pois ele tem amesma responsabilidade tanto igual maior,que o prefeito ,e o que estamos vendo é que a os nomes para unificar e fortalecer o grupo e a futura administraçao sem nenhuma duvida é o secretario de saude ademar.por que vamos juntar a popularidade do senhor enardes mas a esperiencia de dois mandatos de secretario de saude.sao os nomes ideias para uma unificaçao , pois diferente disso certamente havera perdas inrreparaveis.na pesquisa fica bem claro ademar no confronto com os demas candidatos ele vence todos.

    ResponderExcluir
  2. venho a publico parabenizar pela postura do meu amigo jose lemos e sua familia ,que sempre ,idealizou o seu desejo de ser pre -cadidato a prefeito de venturosa pela vontade do povo sua pre-candidatura ,sempre foi dirigida e coordenada com etica ,moral transaprencia ,humildade,,pensamentos sinseros e coletivos ,uniao ,alto nivel ,e acima de tudo com muita democracia,diferente de alguns politicos ou posso dizer politiqueiros brasileiros que deixaram de lado a etica e a moral palavras essas que sempre foram falada e nunca usada. a voçes hugo,diego ,filipe, jose lemos e a senhora jerusa parabens.e que DEUS sempre estejam com voçes.pois voçes sao sinonimo de familia tipicamente brasileira e unida coisa que infelismente estamos perdendo no tempo de hoje,de seu amigo de hoje de amanha e sempre roberto xandu.

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!