sábado, 11 de julho de 2015

REFORMA POLÍTICA: O QUE ERA RUIM FICOU AINDA PIOR!

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada
A reforma política da Câmara segue o seu curso natural: piora o que já está ruim. Votada às pressas, modificações no texto principal eram feitas ontem ao longo da votação. Foi uma reforma a jato e que reflete os interesses de um grupo de parlamentares.
A Câmara aprovou a chamada reforma política infraconstitucional. Alguns destaques ainda serão apreciados na próxima semana. Basicamente, a reforma reduz o tempo de campanha, limita o valor de doações e estipula um teto para gastos nas campanhas eleitorais.
A reforma, tanto na parte que alterou a Constituição como no ponto em que mudou a lei eleitoral, foi feita sem ouvir os movimentos da sociedade civil que discutem o assunto há anos e que têm boas propostas. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foram ignorados, por exemplo.
Reduzir o tempo oficial de campanha só beneficia quem já tem cargo, quem é mais conhecido e quem tem mais recursos para fazer propaganda num tempo menor. O teto de gastos, mesmo limitado, ficou num patamar alto, beneficiando quem tem mais poder econômico. A suposta barreira a contribuição de empresa foi tão suavizada na hora da votação que vai permitir que seja burlada.
Em resumo, a Câmara conseguiu piorar as regras eleitorais. E tudo indica que não há muita esperança de melhorar algo quando o Senado votar o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!