quarta-feira, 22 de julho de 2015

PROFESSOR EMERSON ENTREVISTA O VEREADOR CHARLLES ADRIANO


Hoje o Blog Amo Venturosa retoma sua série de entrevistas com políticos e lideranças de nossa cidade. O primeiro entrevistado é o vereador Charlles Adriano, mais conhecido como Charlles de Tonho, que cumpre o seu primeiro mandato. Charlles é servidor público municipal e foi eleito com 353 votos. Seu mandato tem sido pautado pela coerência e pela fidelidade à sua base eleitoral. Nessa entrevista falamos sobre o cenário da política municipal, os rumos da oposição e alguns dos problemas enfrentados pela população de Venturosa. As declarações do entrevistado refletem o seu pensamento e não necessariamente o do Blog. O leitor é livre para comentar essa postagem desde que se identifique. Comentários anônimos não serão mais aceitos nas entrevistas.
O blog mantém o espaço aberto para que todos os interessados possam se expressar. Outros políticos já foram convidados e conforme concedam as entrevistas essa seção será atualizada.

Professor Emerson: Charlles, qual o papel do vereador?

Charlles Adriano: Amigo Emerson, desde já quero agradecer o convite para essa entrevista.  O papel do vereador é ser um grande fiscalizador do dinheiro público. Sabemos que as dificuldades são grandes diante dos trâmites da lei, quando, por exemplo, fazemos uma denúncia ou agimos de modo a orientar o executivo, pois mesmo sendo de oposição, nossa ação tem um papel fiscalizador e por isso, também serve como orientador do poder executivo. Creio que tanto eu quanto os outros colegas temos essa visão, de fiscalizar, cobrar e assim, de certa forma, orientar as ações do poder executivo na medida nos opomos a possíveis erros.

Professor Emerson: Durante muito tempo as pessoas encararam o vereador de oposição como alguém que deve ser sempre do contra. Essa visão corresponde a realidade ou há projetos e matérias em que é preciso acompanhar o Executivo?

Charlles Adriano: Com certeza esse é um grande peso que um vereador de oposição carrega. Mas, como falei anteriormente, nossa postura durante esses dois anos e meio do governo de Ernandes foi o de nos opor ao que não estava correto e nunca nos posicionar contra o que seria bom para o povo. Vou citar um exemplo: o poder executivo colocou um projeto (em votação) em março de 2013 acabando com o concurso público municipal. Ele queria contratar uma empresa para a empresa contratar (funcionários). A gente achou errado e votamos todos os cinco contra.

Professor Emerson: No caso se queria terceirizar os serviços?

Charlles Adriano: Sim, em 2013. E de lá pra cá não teve mais concurso. E agora no final de junho recebemos um projeto para (concurso para) a saúde. Mas aí teve de ser enviado outro projeto derrubando o anterior. Mas só na área da saúde.

Professor Emerson: Nesse projeto não teria distinção entre atividades meio e atividades fim? Faltaria uma especificação de quais atividades seriam terceirizadas?

Charlles Adriano: Tinha sim. No projeto tinha a especificação de todos os cargos que seriam terceirizados. Motoristas, Guarda...

Professor Emerson: E nesse os vereadores de oposição votaram contra?

Charlles Adriano: Todos contra.

Professor Emerson: Houve algum em que votaram a favor?

Charlles Adriano: O Plano Municipal de Educação, todos os 11 vereadores votaram a favor, os investimentos do FEM em nosso município, onde veio quase dois milhões para Venturosa, votamos todos a favor.



Professor Emerson: Assistimos no Brasil uma tendência de rotular todo político como corrupto. Como que “todos calçassem 40”. Isso também ocorre em nosso município?

Charlles Adriano: Infelizmente uma grande parte da população acha que todo político calça 40 e que todo político é corrupto. Mas nem todos são assim. Existem algumas traições na política, mas veja que Jesus escolheu seus doze e ainda assim foi traído por um deles. Na política infelizmente tem disso, gente que trai partido, mandato e eleitores, mas isso não quer dizer que todos são assim. Ainda há nesse meio quem faz tudo para ser fiel ao povo.

Professor Emerson: Recentemente as reuniões da câmara mudaram de horário. Eram a noite e passaram a ser a tarde, durante a semana, dificultando o acesso do povo a uma casa que em teoria deveria ser dele. Como isso ocorreu? Quem defendeu essa ideia e quais os motivos alegados para justificar isso?

Charlles Adriano: Os vereadores que defenderam essa ideia foram os da situação. Em alguns debates o clima fica muito quente na câmara, entende? Então certas vezes eu, o vereador Dedê, o vereador João Henrique, usávamos certas palavras quando pedíamos informações ao executivo e eles barravam. E por essas palavras os vereadores da situação acharam que as reuniões deviam ser mudadas, pra prejudicar eu e o vereador Dedê. Esse foi um dos motivos, o segundo ponto foi o comentário que corre nas ruas, de que nós estávamos ganhando muito prestígio diante da população porque debatíamos muito, cobrávamos muito, mas cabe ao vereador fazer isso. Não é porque ele é de um lado que ele tem de baixar a cabeça e dizer: “sim senhor” e “não senhor”. Tem que dizer o que ele pensa e defender o povo e o interesse dele é o do povo, não o do prefeito. Infelizmente fomos mal interpretados e terminou mudando as reuniões para o horário de duas às cinco, o qual comparecem pouquíssimas pessoas. Eu mesmo admirava o atual presidente porque achava que ele faria um mandato diferente, mas está sendo pior que o dos outros.


Professor Emerson: Gostaria de falar sobre o Partido Vermelho em Venturosa. Por vezes eu mesmo fiz críticas construtivas ao modo como ele se organiza, mas as pessoas parecem não gostar desse expediente, nem de usar da autocrítica para ver onde erraram. Então, queria saber do senhor, enquanto vereador, como está organizado o Partido Vermelho hoje?

Charlles Adriano: Infelizmente não está como nós queríamos nem como o povo quer. Ao eleitor partidário, o eleitor do Vermelho: não estamos organizados como deveríamos estar. É muito complicado uma política em Venturosa, porque o que faz vencer uma política é trabalho. Tem também o assistencialismo que alguns fazem para se eleger e é uma carga muito pesada.

Se perguntarem tem um candidato do Vermelho hoje? Hoje não temos um candidato (natural), porque não se preparou para isso e para vir alguém do nada e querer lutar contra certas estruturas fica complicado. Agora estamos lutando para organizar o partido da forma correta. Temos até o dia 30 de setembro para organizarmos as filiações, ver quais partidos estarão conosco e a partir de outubro ver os caminhos que serão traçados.

Professor Emerson: O Partido Vermelho possui muitas lideranças. Isso é bom ou ruim? Chega a atrapalhar o partido?

Charlles Adriano: Ao meu ver não atrapalha, pelo contrário, enriquece o partido. Sabemos que existem divergências. Dentro do partido existem uns cinco grupos, mas quando chega lá na frente conseguimos nos unir em torno de um objetivo maior. E nossa esperança é essa, porque quando chega lá na frente, chegamos um grupo forte.

Professor Emerson: Voltando ao legislativo. O senhor tem apresentado algumas indicações interessantes. Qual delas o senhor destacaria para os cidadãos venturosenses?

Barragem da Ingazeira em Venturosa - PE
Charlles Adriano: Eu vou citar duas. Uma delas, se não me engano, foi a partir de uma matéria do seu blog onde informava que o governo do estado tinha liberado dinheiro para limpar o açude que abastece a Pedra e algumas cidades próximas de nós, então eu fiz a indicação e levei ao prefeito que encaminhou a todos os deputados que tiveram votos em nosso município, ao secretário de recursos hídricos, ao secretário de agricultura e ao governador. Esperamos que tenhamos resposta e que venham limpar nossa barragem, porque se hoje Deus mandar chuva, nós não temos onde juntar água para a população.

Professor Emerson: Quem são os vereadores mais atuantes em nossa cidade?

Charlles Adriano: Cada um deles tem a sua linha de atuação, mas hoje, ao meu ver, um dos vereadores mais atuantes é o vereador Nelcimar. Ele tem um dom de ajudar e as pessoas procuram ele, então ele se destaca numa determinada área, mas cada um tem sua maneira de atuar e o seu limite.

Professor Emerson: O senhor pretende se candidatar a mais um mandato?

Charlles Adriano: Pretendo, Emerson. Por quê? Porque nem todos os políticos são iguais. O povo tem o direito de votar em quem o defende, é quem é fiel a ele e ao seu partido.



Professor Emerson: Como fazer para que os mais jovens se interessem por política?

Charlles Adriano: O caminho que nós iniciamos no começo do nosso mandato era o convite para as reuniões da Câmara, tentar levar. A noite tinha o espaço, e muitos jovens iam a noite. E por conta desse horário que mudaram ficou muito difícil. Nós colocávamos o carro de som, convidava o povo e o povo ia, e grande parte, vinte  a trinta por cento, era de jovens. Era o caminho mais fácil pra que os jovens se interessassem pela política, porque vai chegar o tempo que será preciso outras pessoas, porque tem que renovar os quadros...

Professor Emerson: Se o senhor pudesse descrever a sua atuação como vereador em uma frase, qual seria?
Charlles Adriano: “O amigo de sempre, sempre fiel”.

Professor Emerson: Sobre nossa cidade, quais os principais problemas que Venturosa enfrenta hoje?

Charlles Adriano: Um dos maiores é a falta de água do nosso município, onde cabe a todos, prefeito e vereadores procurarem seus deputados, o governo do estado, tudo para resolver esse grande problema que é de todos nós. Outro problema que vejo é a saúde, o pessoal reclama muito de falta de médicos e nós já debatemos muito sobre quanto é oferecido a um médico aqui em Venturosa. O problema é o salário que é pouco, só querem pagar R$ 6.400,00 ao médico.
Outro problema: Fizeram a Vila Bacurau, o ex prefeito, mas não se preocupou com o saneamento básico. Quando chove, para todos que moram ali, é um Deus nos acuda, porque não tem como passar.  A questão de saneamento básico em nosso munícipio tem que ser cuidada logo.

Professor Emerson: Como um vereador pode ajudar a solucioná-los?

Charlles Adriano: Numa forma colaborativa, pois tudo que for de bom para a população de Venturosa, nenhum, posso lhe garantir, nenhum  vereador da oposição será contra.

Professor Emerson: Charlles, quero agradecer por ter concedido essa entrevista e gostaria que deixasse uma mensagem para os leitores desse blog.

Charlles Adriano: Eu quero mais uma vez agradecer pela oportunidade e quero agradecer, principalmente, a população de Venturosa que me confiou esse mandato e que estou sempre a disposição para servir, e espero que se sair candidato possa representa-la de novo, sem fazer distinção de A ou de B, pois independente de quem apresente o projeto, sendo bom para Venturosa, eu sempre estarei do lado do povo.


DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!