sábado, 13 de junho de 2015

FESTA JUNINA EM VENTUROSA OCORRE DIA 25 COM EDSON LIMA E BANDA GATINHA MANHOSA. ATRAÇÃO DIVIDIU OPINIÕES NAS REDES SOCIAIS. CRISE ECONÔMICA TEM AFETADO SÃO JOÃO NO ESTADO.


A divulgação oficial foi feita hoje no programa do locutor Francis Airon na Rádio Comunitária de Venturosa. O município terá apenas um dia de festa na Praça de Eventos e a atração é o cantor Edson Lima e sua banda, Gatinha Manhosa. Nas redes sociais havia grande expectativa da presença de Mano Walter, que expressaram sua indignação com a atração e o período da festa, reduzido para apenas um dia. Internautas também usaram as redes sociais para reclamarem das atrações das festas de Arcoverde e Pesqueira.

Em tempos de crise econômica vários municípios pernambucanos cancelaram as festas juninas. O governo do estado reduziu ou vetou repasses para muitos municípios que tiveram de arcar com as festas com apoio da iniciativa privada ou com recursos próprios. 


A crise afetou tanto o São João que sete municípios cancelaram totalmente os eventos. De acordo com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). No Sertão do estado, foram canceladas as festas das prefeituras de Lagoa Grande, Carnaíba, Betânia e São José do Egito. No Agreste, não vai ter festa em Lagoa dos Gatos. Na Zona da Mata, a cidade de Cortês também cancelou os festejos. São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, também desistiu de fazer festa.


Além disso, outras doze cidades cortaram os gastos, reduzindo as despesas com as festas de São João. É o caso de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife; Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Carpina e Chã de Alegria, na Zona da Mata; Pesqueira e Casinhas, no Agreste; e Afogados da Ingazeira, Custódia e Parnamirim, no Sertão.

O presidente da Amupe, José Patriota, explica que os cortes e cancelamentos foram realizados por causa das complicações financeiras dos municípios, que não têm como bancar sozinhos as festas de São João.



Se tinha recursos próprios, recursos do Estado, recursos da União e da iniciativa privada. Em todas essas áreas, há uma redução drástica de financiamento. Infelizmente, os municípios pernambucanos não têm como sustentar e manter a mesma a programação do ano anterior”, comenta Patriota.

Mais uma vez o povo paga a conta. Particularmente defendo a economia com a contratação de grandes atrações nesses tempos de seca e ajuste econômico. Lembremos que a prioridade é o abastecimento de água potável, as obras de infraestrutura, as contas sanadas e a manutenção de empregos. Isso em todo o nosso estado, que enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. 

Mas mesmo sendo contra grandes gastos com mega bandas, entendo e defendo o direito de manifestação do povo que não quer e não aceita ter de pagar a conta dos gastos do governo estadual e federal sozinhos.

O estado de Pernambuco, por exemplo, reduziu os repasses para os shows, mas vai gastar mais de 2 milhões por ano com aluguéis de máquinas de café. Pode?


Um comentário:

  1. O pior q venturosa , é as piores fetas da regiãoem temo de atração. deixa de meira e divulgar atrações antesda festa dai amerda gatinhammnhosa que não tem haver nada de são e só um dis a primeiravez na históris da cidade.

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!