sexta-feira, 19 de junho de 2015

Deputado Edilson Silva entra na Justiça para pedir cancelamento do contrato da Arena Pernambuco

saiu no blog de jamildo

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O deputado Edilson Silva, do PSOL, ingressou na Justiça Federal para pedir o cancelamento do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) da Arena Pernambuco, firmado entre o governo do Estado e a Odebrecht.
Na ação popular, Edilson argumenta que os termos do contrato são lesivos aos cofres públicos. Como a concessão é por 30 anos, terminando apenas em 2043, para arcar com a previsão de lucro da empreiteira, o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 2 bilhões ao final do contrato.
A iniciativa é um desdobramento de um pedido de informação que o deputado fez ao Poder Executivo, com 17 questionamentos sobre o histórico da Arena. Com as respostas parciais do governo, de acordo com Edilson, ficou evidente que todo o processo foi marcado por erros, a começar pela consultoria que estudou a viabilidade econômica do negócio.
Segundo Edilson, para ser viável, a Arena teria que ter o compromisso de que os três maiores clubes (Sport, Santa Cruz e Náutico) jogariam suas 20 melhores partidas no estádio. Apenas o Náutico aceitou jogar em São Lourenço da Mata, contrariando os indicativos de sustentabilidade do negócio. Mesmo sabendo que Sport e Santa Cruz não mudariam o local dos jogos, o governo do Estado levou o caso adiante e assinou o contrato, desprezando os indicativos mínimos de viabilidade do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!