quarta-feira, 25 de março de 2015

UMA BOA NOTÍCIA. EM BREVE VENTUROSA PODERÁ CONTAR COM MODERNAS OBRAS DE SANEAMENTO. 24 MILHÕES DE REAIS DEVEM SER INVESTIDOS.

Imagem ilustrativa
Em tempos de crise hídrica, agravados pela maior seca dos últimos 50 anos, o anúncio de obras para escoamento e tratamento dos esgotos de Venturosa merece destaque. Todo o centro da cidade e ruas adjacentes passarão por obras em sua rede de esgoto. As águas que antes iam para o antigo açude da Cilpe irão para estações de tratamento e depois devolvidas aos cursos dos rios que cortam a cidade. Um projeto ambicioso e futurista, mas extremamente necessário.
Imagine o impacto na vida dos venturosenses, desde a geração de empregos diretos, quanto no desdobramento para atividades agrícolas e comerciais. As águas devolvidas aos cursos dos Rios dos Bois e Ipanema estarão em condição de consumo humano  e, junto com as obras da transposição, poderão pôr um fim ao drama de uma cidade sem água.

A maior parte das verbas desse projeto serão custeadas via empréstimos com o Banco Mundial e as ações serão coordenadas pela Compesa.

O projeto prevê, além da troca de toda a tubulação de esgotos do centro da cidade, a limpeza de nossos córregos de água.
Peço aos leitores que nesse instante se dispam de olhares partidários. Esse blogueiro não esteve entre aqueles que votaram em Ernandes e por isso escreve sem paixão ou interesses eleitoreiros

Caso saia do papel, essa será uma das obras mais importantes já realizadas em Venturosa. Ela trará grandes benefícios ao nosso comércio, e, principalmente à qualidade de vida do povo. Ela deve ser acompanhada por uma reeducação de nossa gente, que deverá adotar hábitos mais sustentáveis e um maior respeito ao meio ambiente. Água é o recurso natural mais precioso do planeta. Sem ela não há vida.
Nossa cidade nunca adotou políticas sustentáveis de respeito ao meio ambiente. Nossos rios estão assoreados, sua mata nativa totalmente desmatada. Talvez tenhamos uma chance de recomeço, que se não for devidamente aproveitada não será repetida.

Nos arquivos da memória, que nem sempre são precisos, percebo que uma iniciativa muito semelhante a essa foi realizada no governo do então prefeito Iterbo Galindo, mas a cidade não tinha o número mínimo de habitantes nem os aportes governamentais para receber tais investimentos. Por capricho do destino ou justiça poética, Iterbo poderá ver um sonho realizado e estar presente para atestar a paternidade do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!