segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Comentários sobre as Eleições em Venturosa


Várias leituras podem ser feitas a partir dos resultados dessas eleições em Venturosa. O primeiro deles é que a união faz a força, pelo menos virtualmente. O candidato governista a deputado federal, Sebastião Oliveira atingiu a marca dos 3.307 votos (37%). A priori pode-se pensar que foi uma vitória acachapante no candidato da oposição, Silvio Costa, que atingiu 1.905 votos (21,88%). O que ocorre é que o grupo oposicionista nunca apoia maciçamente um candidato, as várias correntes que compõe o partido vermelho se dividem no apoio a postulantes do legislativo e produzem resultados diversos. Somando-se os votos dos principais  candidatos apoiados pelas várias correntes da oposição chega-se a 3.218 votos, o que mostra que a militância pode produzir resultados.

Na disputa para a vaga de deputado estadual, o governista Joaquim Lira teve 3.004 votos. A soma dos candidatos da oposição teve 3184.

A campanha dos candidatos apoiados pelo prefeito Ernandes reproduziu o clima da campanha municipal, desde as vinhetas e músicas até a organização de alguns eventos. A oposição, durante certo tempo também enveredou por esse caminho. Os votos de governadores demonstram isso mais claramente: Paulo Câmara teve 4.381 votos contra 3.754 de Armando Monteiro.  Certo que houve governistas que votaram em Armando e oposicionistas que foram de Paulo, mas a polarização entre situação e oposição municipais foi o que marcou esse embate. Poucos em Venturosa embarcaram no Eduardismo, foram mesmo no partidarismo.

Imune a isso esteve a presidente Dilma Rousseff que atropelou Marina Silva nas urnas desse município. Foram 6.525 votos da petista contra 2.078 da pessebista. Aécio Neves pontuou com 406 votos.  Só nas próximas semanas saberemos como serão redistribuídos os votos deixados por Marina.

Mas o grande destaque venturosense foi o vereador Nelcimar Tenório. Além de ter sido o vereador mais votado da cidade no último pleito, conseguiu transferir todo o seu capital político para os candidatos por ele apoiados; Paulinho Tomé (840 votos) e João da Costa (729). Nelcimar se provou influente em quase 10% do eleitorado municipal sem que para isso tivesse de recorrer ao poder financeiro ou a concessão de benesses. Um político a ser olhado com atenção.


Claro que essa leitura não configura nenhuma antecipação de como será a próxima eleição municipal. Ainda há muita água para rolar debaixo da ponte, como dizem. Não se pode nem afirmar com segurança quem serão os candidatos do próximo pleito. Há quem diga que o ex-prefeito Eudes Tenório Cavalcante se prepara para a disputa, outros que o atual prefeito, Ernandes Albuquerque pretende disputar a reeleição. Na oposição o futuro pode ser ainda mais incerto. Só o tempo dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!