quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ARTIGO DE OPINIÃO: A Beleza da Democracia - Fabrício Paes

A pedido do blog, o advogado Fabrício Paes nos escreve sobre a beleza da democracia. O texto vem em momento oportuno, onde muitos questionam a validade do processo democrático e, numa completa rejeição da opinião contrária, tecem comentários agressivos, preconceituosos e xenófobos contra seus semelhantes. No artigo a seguir somos convidados a pensar na história desse país, nas lutas travadas pelos direitos e na valorização destes. Desejo a todos uma ótima leitura.

A BELEZA DA DEMOCRACIA

           
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm o direito inviolável de escolher os seus representantes, e o dever de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

     Este direito, em nosso país, foi reconquistado à base de muito suor, sangue e lágrimas, pois em 1964, o povo deste país sofreu uma das maiores afrontas à sua dignidade, O Golpe Civil militar! Golpe este que perseguiu, torturou e matou milhares de brasileiros. Brasileiros estes que ousaram desafiar um regime autoritário, violento e arbitrário, em busca de um sonho: Devolver ao povo à sua dignidade, o seu direito de decidir os rumos do país, de libertar um povo preso em sua própria casa.
           
 Inúmeras famílias viram muitos de seus próximos serem arrancados de perto de sí, alguns muitos foram mortos, inúmeros foram torturados, outros tantos exilados, por defenderem o país que acreditavam, o país que desejavam, por defender um povo oprimido.
           
 Em 1985, após mais de vinte anos de regime e impulsionado pelo movimento das “Diretas já”, que uniu milhões de brasileiros de todas as classes e dos mais variados seguimentos sociais, o Brasil libertou-se da tirania, e em 1988, com a atual Constituição da República Federativa do Brasil, proclamou aquele direito tão sonhado, o voto Direto, Secreto e Universal, de cada brasileiro, sem discriminação de raça, cor e sexo, e foi além, consagrou o direito à liberdade de pensamento, e a livre manifestação de cada cidadão brasileiro.
       
Hoje, se temos a possibilidade de escolher nossos representantes, devemos, e muito, àqueles heróis que em meio à repressão, a perseguição, a tortura e a morte, ousaram sonhar com este momento. Sendo assim, não devemos nos abster deste direito, nem vê-lo como um fardo, mas sim como um presente, um legado, um direito arduamente conquistado.

        A beleza da democracia é ver cidadãos de diferentes classes, diferentes orientações e regiões do país, e saber que cada um de nós é livre para expor seu pensamento, ir às ruas defender sua bandeira, seus ideais, sejam eles quais forem, fazer a sua voz ser ouvida nas urnas.

     Como sabemos, este processo democrático, seja à nível municipal, estadual ou nacional, tem como finalidade eleger os representantes que irão governar o país, os estados e as cidades, por meio de um mecanismo fabuloso e simples: Aquele que for o mais votado pelo povo, vence! Isto reafirma aquele ditado popularmente conhecido que diz: “a maioria vence”, e assim tem que ser.

         Felizmente vivemos em um país com pluralismo político, e que fornece não apenas uma, mas várias opções de escolha aos eleitores. Como não se pode eleger todos os candidatos, aquele que é mais votado vence, e tem o dever de governar todos, não só aqueles de quem recebeu voto, mas também aqueles que foram contrários a ele.

      Esta é a beleza da democracia, quando um candidato é eleito, seja ele Prefeito, Governador ou Presidente (e aqui nos reportamos apenas aos eleitos para o Executivo), ele se torna o governante não apenas de um, mas de todos. Por isso, valorizemos nossa democracia, valorizemos àqueles que lutaram para que hoje pudéssemos viver o que vivemos, e que cada um, à cada dia tenha a coragem, e a liberdade de defender seus ideais, sejam eles quais forem, pois esse direito é nosso!


Fabrício Paes Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!