sábado, 25 de agosto de 2012

DO PORTAL R7.COM


Planalto teme grevistas no Sete de Setembro25/08/12Sem Comentários


O segundo Dia da Pátria do governo Dilma Rousseff acontece em clima tenso na Esplanada, que tem sido palco de manifestações e protestos praticamente diários dos funcionários públicos federais em greve. Pelo menos um confronto grave entre polícia e manifestantes – neste caso, da Contag – foi registrado esta semana, inclusive com tentativa de invasão do Palácio do Planalto.

Para evitar constrangimentos à presidente Dilma Rousseff, que mandou encurtar a parada do Dia da Pátria para apenas duas horas, a segurança na Esplanada está sendo reforçada e serão tomadas medidas para impedir a aproximação de manifestantes do local do desfile.

A presidente Dilma vem sendo criticada por líderes sindicais por endurecer as negociações e agir, segundo eles, de forma autoritária. De acordo com os sindicalistas, há hoje cerca de 350 mil funcionários públicos federais parados em diversos setores da administraçãopública direta e indireta. Algumas paralisações já alcançam cem dias – casos dos professores das universidades públicas federais.

Atleta olímpica – A judoca Piauiense Sarah Menezes, ganhadora da primeira medalha de ouro do Brasil no Judô Feminino em olimpíadas, abrirá o desfile de Sete de Setembro na Esplanada, este ano, carregando a tocha olímpica. No ano passado, a estrela esportiva da festa foi o nadador César Cielo.

A Semana da Pátria também marca a abertura do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal. A expectativa é que o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, convidado de honra do governo brasileiro, esteja ao lado da presidente Dilma no palanque das autoridades, juntamente com ministros e representantes dos três poderes.

À noite, a cantora portuguesa de fados, Marisa, e a brasileira Roberta Sá, farão o espetáculo de abertura do Ano de Portugal no Brasil. Simultaneamente, o cantor Ney Matogrosso deve se apresentar em Portugal.

(Colaborou: CLÁUDIA GONÇALVES, da TV Record)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!