segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Desenvolvimento do país depende da educação, diz presidenta



A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (16) que o desenvolvimento do país depende da educação. No programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou a democratização do acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Juntas, as iniciativas contabilizam mais de 300 mil vagas abertas desde o início do ano.

“O desenvolvimento do país depende da educação e por isso esses programas são tão importantes, são tão estratégicos para o jovem, para a sua família e, sobretudo, para o Brasil”, disse. “Nossa intenção é garantir a todos os jovens que queiram frequentar a universidade uma chance, uma oportunidade”, completou.

Dilma lembrou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite que o estudante financie até 100% da mensalidade, com juros de 3,4% ao ano. O programa prevê ainda que o aluno só comece a pagar o empréstimo um ano e meio após o término da faculdade. O prazo é três vezes mais que a duração do curso.

Além disso, segundo a presidenta, jovens que optarem por cursos de licenciatura ou de medicina e que forem trabalhar dando aulas em escolas públicas ou atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em locais em que há carência de médicos poderão ter o débito do Fies reduzido.

“A educação é a principal ferramenta para a conquista dos sonhos de cada um e também para que o Brasil continue crescendo, distribuindo renda, para que seja um país de oportunidade para todas as pessoas. Nada é mais importante que a educação quando se trata de distribuição de renda e de garantia de futuro”, concluiu Dilma.
Fonte: Agência Brasil
* Nossa Navalha de Cada Dia.
- Sou Lulista, o que por consequência me tornou militante e entusiasta de Dilma, mas existem coisas que não podemos ignorar:
- O Brasil ainda pretende iniciar seu projeto de potência pelo teto. Não basta investir no ingresso ao Ensino Superior (embora seja necessário), mas se não forem criadas políticas de valorização do Magistério (já que muitos governos se recusam a pagar o piso nacional) e que melhorem a Educação de Base e o Ensino Fundamental e Médio o tão sonhado crescimento brasileiro não passará de uma miragem no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!