quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Assédio virtual

Bob Marley disse certa vez que os maus não param um só dia, então nós também não podemos parar.

Desde que iniciei minhas atividades como blogueiro me deparei com o melhor e com o pior dos meus conterrâneos. Recebi alguns elogios, algumas críticas construtivas e muitos, muitos ataques cegos e sem fundamentos.

Alguns tentaram fazer deste blog um espaço medíocre para agressões e difamações de figuras públicas de Venturosa como conseguiram fazer com outro espaço da internet. Não me canso de repetir que grandes pessoas debatem ideias, pessoas medíocres debatem pessoas. Pessoas covardes o bastante para disparar seu ódio com a máscara do "anonimato" contra tudo e contra todos. Hoje tenho mais de 30 comentários bloqueados feitos contra Ademar, Eudes, Ernandes, Donizete, Gilvan Andrelino, Dr. Iterbo, Lemos, Padre Fábio e tantos outros, além de ataques feitos a pessoas que se supõe usarem pseudônimos na internet.

Não os publiquei porque acredito que todos são iguais em dignidade e direitos. Provei isso de forma prática quando iniciei uma série de entrevistas e publiquei as mais diversas linhas de pensamento.

Ter liberdade de expressão é ter liberdade para divulgar nossas impressões. Como cidadão fiz críticas a políticas públicas, mas não A PESSOAS. Não tenho propriedade para julgar seres humanos, na fé que professo aprendi que só Deus pode julgar nossos atos, pois só ele é perfeito.

Mas também aprendi que omissão é pecado. Não me omiti diante das ameaças de demissão que algumas pessoas sofreram, não omiti espaço aos professores que discordavam de um projeto de lei ou aos problemas com fornecimento de água ou energia elétrica. Pena que nem todos compreendem o que está escrito.

Sou professor aprovado em concurso público por mérito e não por apadrinhamento.Exerço essa atividade com paixão e acredito, como Paulo Freire, que a educação é capaz de libertar e transformar a realidade.

Mantenho este blog por acreditar que outras pessoas comungam deste pensamento. Amo a cidade de Venturosa, sua cultura e sua gente e por isso escrevo sobre ela, não de cima de um pedestal, mas do meio povo com o qual tenho o prazer de conviver.

Escreverei sobre política. Não tenho a ilusão de que agradarei a todos. Mas tenho como garantir que manterei espaço para todo candidato ou cidadão que queira utilizar deste blog para divulgar suas ideias. Não acho que isso me torne autoritário. Há quem discorde, aqueles que praticam o assédio virtual. "Desça, suba, fale, grite..."

Sou contra assédios virtuais e financeiros.

Escrevo por amor.

Vá entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!